• 09/02/2021
  • por Corsino Neto

Opinião

O retorno das atividades parlamentares em Patos é destaque - por Corsino Neto

O retorno das atividades parlamentares em Patos é destaque - por Corsino Neto

As atividades do Poder Legislativo Municipal de Patos reiniciaram de forma presencial nesta terça-feira, 09 de fevereiro de 2020. Em que pese os vereadores estarem fisicamente presentes, por questões sanitárias, fora vedada a entrada da população em geral.

Apenas vereadores, servidores, imprensa credenciada e convidados puderam adentrar no prédio do Câmara.

Posse dos Suplentes - Composição Completa:

Estiveram presentes na sessão de abertura os 15 vereadores titulares no exercício do mandato e foi dado posse a 02 suplentes: Ramon Pantera (PSL), que assumiu a vaga de Ferre Maxixe (atual Secretário de Agricultura) e Fátima Bocão (Republicanos), que assumiu a vaga de Eisenhower Segundo (Secretário de Saúde).

 

A partir de hoje, a Câmara de Vereadores de Patos volta a ter sua composição completa, com 17 parlamentares.

Minuto de Silêncio:

Através de Requerimento Verbal da Vereadora Nadir Rodrigues (Republicanos), o Plenário da Câmara de Vereadores realizou um minuto de silêncio em pesar pelos falecimentos do Senador José Maranhão e do ex-prefeito Ivanes Lacerda, ambas as mortes decorrestes de complicações da COVID-19.

Entendimento Estreito:

Como já é costume nas sessões de abertura da Câmara de Vereadores de Patos, apenas o Prefeito utilizou da Tribuna para passar uma mensagem do Poder Executivo ao Poder Legislativo.

Na noite de hoje, o prefeito Nabor Wanderley prometeu manter um “entendimento estreito” com a Câmara, pediu a “confiança” dos parlamentares e disse que não pretende “fazer mais do mesmo”.

O que chamou atenção no discurso de Nabor é o fato de dizer que vai fazer diferente, quando, na verdade, se elegeu em 2020 prometendo “trazer os bons tempos de volta”, trabalhar como fez nas suas exitosas gestões anteriores.

Nabor fez um discurso muito breve, rápido, e aparentava estar abalado com o falecimento do Senador Zé Maranhão, de quem era amigo e por quem tinha bastante respeito.

Ampla Base na Câmara:

O prefeito Nabor Wanderley foi muito aplaudido na Câmara (pelos próprios vereadores). O prefeito tem o apoio aberto de 14 dos 17 parlamentares da Casa Legislativa e conta apenas  com 01 vereador de oposição: Josmá Oliveira (Patriotas), pois Jamerson Ferreira (PL) e Zé Gonçalves (PT), apesar de não serem da base, se apresentam como independentes, tendo, também, diálogo com a gestão.

De Volta para Casa:

Circula nos bastidores da política de Patos que a ex-vereadora Edjane Araújo (PDT) estaria voltando ao grupo do prefeito Nabor Wanderley e poderá assinar sua filiação ao Republicanos nos próximos dias.

Edjane Araújo é esposa do vereador Emano Araújo (Solidariedade), tendo sido a principal responsável pela vitória do marido em 2020. Nas últimas eleições, Edjane foi candidata à vice prefeita de Lenildo Morais (PT) e conta com boa base eleitoral em Patos.

Comentários