• 17/02/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Opera Paraíba realizará mutirão de cirurgias de catarata no Sertão

Opera Paraíba realizará mutirão de cirurgias de catarata no Sertão

No período carnavalesco de 16 a 23 de fevereiro, mais uma etapa do Programa Opera Paraíba será realizada com 760 cirurgias de catarata, sendo 400 em Piancó e 360 em Sousa. Em Piancó, as cirurgias acontecerão de 16 a 23, no Hospital Regional e contemplarão moradores de 18 municípios (Aguiar; Boa Ventura; Igaracy; Itaporanga; Nova Olinda; Olho D’água; Piancó; Santana dos Garrotes; Santana de Mangueira; Conceição; Santa Inês; Curral Velho; São José de Caiana; Pedra Branca; Diamante; Ibiara; Serra Grande e Coremas). A triagem foi realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Em Sousa, as cirurgias ocorrerão nos dias 17, 18 e 19, no Hospital Regional e beneficiarão os municípios da 10ª Região de Saúde: Sousa, Santa Cruz, São Francisco, Vieirópolis, Nazarezinho, Marizópolis, Lastro, São José da Lagoa Tapada e Aparecida. Serão realizadas 120 cirurgias, diariamente. 

Somente no mês de janeiro deste ano, já foram 626 cirurgias, pelo Programa. 

Somente no ano de 2020, já foram realizadas 626 cirurgias de catarata, sendo 100 em Itabaiana; 112 em Guarabira; 203 em Monteiro; 135 em Cabedelo, no mês de janeiro e, no início de fevereiro, foram 76 cirurgias em Mamanguape. 

“O bloco cirúrgico foi reformado e adaptado às exigências necessárias para a excelência do atendimento. O nosso Complexo Hospitalar está de portas abertas para receber, de forma ética e humanizada, toda a população da região”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Piancó, Inêz Leite.

A diretora geral do Hospital Regional de Sousa, Apoliana Ferreira, lembra que a catarata é uma doença que afeta, principalmente, os idosos e tem como característica fazer a visão embaçar. “A cirurgia é uma forma de trazer de volta a qualidade de vida a esses pacientes. Durante o mutirão buscamos realizar um atendimento humanizado, respeitando a condição de cada pessoa”, ressaltou.

Comentários