• 13/04/2022
  • por Resenha Politika

Segurança Pública

Operação Semana Santa realiza ação integrada com reforço de abordagens, blitz e saturação de pontos estratégicos

Operação Semana Santa realiza ação integrada com reforço de abordagens, blitz e saturação de pontos estratégicos

Os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública da Paraíba irão executar um trabalho de prevenção e repressão da violência durante o feriadão da Semana Santa, com o reforço de abordagens, blitz e saturação de pontos estratégicos. O planejamento inclui a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, e ainda Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Ao todo, 7,2 mil policiais e bombeiros e 625 viaturas serão empregados diretamente na “Operação Semana Santa 2022”, além do serviço normal, atuando de forma integrada em todo o território paraibano. O trabalho também conta com o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds, com as aeronaves Acauã 1 e 2 em apoio às operações policiais e ainda a resgates, do litoral ao sertão.

A Polícia Militar vai empregar 4.731 homens e mulheres e 374 viaturas, que serão dispostos principalmente na região metropolitana da capital, Campina Grande, Patos e demais cidades polos do sertão. Receberão apoio os eventos religiosos e serão intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints, em locais propícios à situação de vulnerabilidade social. A escolha dos chamados “pontos quentes” é definida com base em um estudo de geoprocessamento realizado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.

Além disso, a instituição vai reforçar a presença nos locais onde acontecerão celebrações religiosas, próximo aos mercados públicos e em praias, que são pontos que devem receber um aumento da movimentação de pessoas. Serão utilizadas todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), entre outras.

O Corpo de Bombeiros Militar vai empregar um efetivo de 1.267 homens e mulheres durante toda operação e com auxílio de 38 viaturas operacionais e administrativas. Atuando em uma área de 96 km de litoral, de Lucena a Pitimbu, serão ativados 90 postos de guarda-vidas com o apoio de sete embarcações itinerantes. Além de mergulhadores e equipes de monitoramento com drones.

O planejamento da instituição visa dirimir eventuais necessidades do período, que é conhecido pelo grande fluxo de banhistas nas praias do Litoral paraibano, por conta do feriadão. Assim, a instituição pretende cobrir estrategicamente as áreas de maior concentração de pessoas, executando o trabalho de prevenção, principalmente afogamentos.

Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil terá 1.241 homens e mulheres trabalhando em delegacias no Estado, entre delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais e servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), com a presença de 209 viaturas. Na 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC), que abrange a capital e os litorais sul e norte, o atendimento à população acontecerá na Central de Flagrantes, 3ª Delegacia Distrital de Cabedelo, 4ª Delegacia Distrital de Bayeux, 5ª Delegacia Distrital de Santa Rita, 6ª Delegacia Distrital de Alhandra e Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur). Ainda estarão de plantão equipes das delegacias especializadas de Homicídios, Infância e Juventude, Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam).

Na 2ª SRPC, que abrange a região de Campina Grande, o plantão será na Central de Polícia, na Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher, e nas cidades de Queimadas, Esperança, Picuí, Monteiro e Juazeirinho. Na região de Guarabira (4ª SRPC), o plantão será nas delegacias seccionais de Itabaiana Guarabira, Mamanguape, Sapé e Solânea. No Sertão, os polos de plantão serão localizados na Central de Polícia de Patos, na Deam, e nos municípios de Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.

Reforço no Sistema Prisional – Alinhada com os órgãos operativos da Segurança, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), por meio da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), participa da operação com equipes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária.

Serão 16 policiais penais e quatro viaturas dando suporte ostensivo, verificando situações de possíveis quebras de regime por parte dos presos dos regimes aberto e semiabertos, além dos apenados que são monitorados por tornozeleiras eletrônicas com o suporte do Centro de Operações Penitenciárias (Copen), fiscalizando situações como a circulação fora de horários, consumação de bebida alcoólica, além do recolhimento dos possíveis infratores e apresentando-os às autoridades judiciais competentes.

Operação Lei Seca – Até o Domingo de Páscoa (17), as equipes da Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão participar da Operação Semana Santa, deflagrada pelos órgãos de segurança da Paraíba. Cerca de 50 agentes comporão as equipes, que combaterão o consumo de álcool junto com direção.

190, 193, 197 e Delegacia On-line – Como mais canais de atendimento ao cidadão, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social disponibiliza o número 190, para comunicar qualquer tipo de ocorrência à Polícia Militar; o 193, que atende situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida; e o Disque Denúncia (197), que recebe da população denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

Comentários