• 20/03/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Paraíba descarta 40 casos e exames para o coronavírus serão realizados no Lacen-PB, diz SES

Paraíba descarta 40 casos e exames para o coronavírus serão realizados no Lacen-PB, diz SES

A Paraíba descartou 40 casos de Coronavítus no Estado. O número casos investigados caiu para 114. O Estado continua com apenas um caso confirmado da doença. 

Já sobre exames, informou-se que a partir do mês de abril, os exames para o coronavírus serão realizados no Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), uma das unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta semana, técnicos do Laboratório participaram de um treinamento e agora estão aptos a realizarem estes exames que, no momento, são feitos no Instituto Evandro Chagas, no Estado do Pará. 

Com os exames realizados dentro do estado, a previsão é que o diagnóstico seja mais rápido. Porém, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, lembra que nada muda na conduta e manejo do paciente com sintomas leves. “Para fazer o teste, é preciso apresentar algum dos seguintes critérios: a pessoa ter viajado para áreas endêmicas, nos últimos 14 dias, ou que teve contato com algum caso confirmado ou suspeito e que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas gripais como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal, dor de garganta e coriza”, disse.

Enquanto isso, a SES está trabalhando na vigilância e notificação de casos do novo coronavírus (Covid-19). Além de testar quem se enquadra nos critérios técnicos e protocolo exigidos pelo Ministério da Saúde, a equipe de vigilância da Secretaria atende em plantão 24h para dúvidas e consultas. 

Foram colocadas linhas telefônicas (99146-9790 e 99146-9250) para tirar todas as dúvidas dos profissionais de saúde e a população em geral, fazendo o encaminhamento necessário, de acordo com a situação e, nesta quarta-feira (19), foi aberto um posto de coleta para onde estão sendo encaminhadas as pessoas que apresentam os sintomas da Covid-19.

Além disso, a recomendação é que as pessoas, acima de 60 anos, diabéticas, hipertensas, enfisematosas, renais crônicas, cirróticas, com câncer, na fase de quimioterapia, portadores de lúpus, artrite reumatóide e que utilizam corticóides devem permanecer em casa, evitando aglomerações.

Comentários