• 21/10/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Paraíba realiza pesquisa inédita no Brasil para avaliar situação do coronavírus em todo Estado

Paraíba realiza pesquisa inédita no Brasil para avaliar situação do coronavírus em todo Estado

O Governo do Estado da Paraíba realizará um levantamento pioneiro no Brasil para avaliar a situação do estado na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre os dias 3 de novembro e 25 de dezembro, 9.600 pessoas serão entrevistadas e testadas para o vírus em 130 municípios paraibanos. O piloto deste projeto será realizado em João Pessoa, na terça-feira (27), por profissionais ligados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq. 

A pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19” tem o objetivo de conhecer o cenário epidemiológico do vírus na Paraíba e subsidiar retomada lenta e gradual de atividades futuras como o retorno das aulas presenciais. O quantitativo de pessoas escolhidas para a realização das entrevistas foi calculado com base na quantidade populacional do Estado e os municípios foram selecionados pelo porte – pequeno, médio e grande – e pela incidência do vírus, a quantidade de casos positivos para Covid-19.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, é de extrema importância a adesão da população neste momento, pois é preciso que as famílias selecionadas recebam os entrevistadores para a realização da pesquisa e dos testes. “Os pesquisadores que visitarão as casas deverão estar identificados pelo colete do Sistema Único de Saúde (SUS), equipados com tablets, testes rápidos e de SWAB, para todos os residentes, e acompanhados pelo agente de saúde responsável pela localidade”, explica.

As equipes utilizarão todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para evitar a contaminação cruzada, durante todo o levantamento. Serão abordadas 25 pessoas em cada setor contemplado com o levantamento, utilizando a metodologia censitária, por amostra de população. O questionário e a testagem levam em torno de 15 minutos por pessoa. O piloto será realizado em João Pessoa, que foi escolhido por ser um dos municípios com maior quantitativo de casos na Paraíba e também pelo contingente populacional. 

O secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, frisa que a metodologia adotada servirá para que exista uma percepção de amostra do comportamento da doença em toda a população, desde os recém-nascidos, até os idosos de maneira geral. “A amostragem desta pesquisa será uma representação de todo o estado. Com este questionário sorológico, teremos um levantamento epidemiológico que vai possibilitar uma visão do panorama da doença em toda a Paraíba, e com isso poderemos avaliar as recomendações e retomada lenta, gradativa, para que possamos retomar algumas atividades com mais segurança para a população”, ressalta.

Pesquisa - A pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19” servirá exclusivamente para retratar a pandemia no Estado. A população deve ficar atenta, pois não há perguntas com direcionamento político-partidário. O questionário gira em torno do perfil de saúde e sócio demográfico das famílias. Em caso de dúvidas sobre as visitas, a população pode entrar em contato por telefone, através do “Ligue Corona”, no número: (83) 99146-9790. 

A Paraíba ultrapassou a marca das 3 mil mortes para o coronavírus e mais de 120 mil casos positivos para o agravo. As medidas tomadas pela SES reforçam a prevenção e o cuidado com a população para desacelerar os efeitos da pandemia no estado.  

Comentários