• 10/08/2021
  • por Resenha Politika

Nordeste

PF desarticula quadrilha que falsificava documentos para fraudar benefícios sociais no interior do CE

PF desarticula quadrilha que falsificava documentos para fraudar benefícios sociais no interior do CE

A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que falsificada documentos para fraudar benefícios sociais no Interior do Ceará e no estado do Piauí. Um total de nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 25ª Vara da Justiça em Iguatu, no Centro Sul do Estado, são cumpridos nas cidades de Catarina e Acopiara, no Ceará e em Oeiras (PI). Sete pessoas foram indiciadas.

Cerca de 30 policiais federais dos dois estados participam da ação. O objetivo é o de instruir inquérito policial que apura organização criminosa atuante da região de Acopiara, na confecção de documentos falsos como Certidões de Nascimento supostamente expedidas em cartórios do Ceará, RG's e CPF's expedidos no Piauí, todos pertinentes a idosos com mais de 65  anos. Um advogado da cidade de Catarina é um dos investigados, por atuação nos pedidos fraudulentos de amparo social ao idoso, que foram protocolados junto à Agência da Previdência Social de Tauá.

As investigações tiveram início no ano de 2019. A primeira fase da ação foi deflagrada em junho de 2020. Até o momento foi apurado que mais de 55 benefícios de prestação continuada de amparo social ao idoso foram requeridos pela organização criminosa, com a utilização de documentos com suspeita de fraudes. Há suspeita de atuação para percepção de Auxílio Emergencial, benefício assistencial concedido pelo Governo Federal durante a pandemia provocada pela Covid-19. 

Os suspeitos devem responder, a depender da participação, pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos e participação em organização criminosa. O termo fantasmas remete ao fato da criação de beneficiários fictícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelos investigados, por meio da montagens envolvendo falsificações ideológicas de documentos públicos.

O Povo

Comentários