• 26/10/2017
  • por Resenha Politika

PF prende assessores de Henrique Eduardo Alves e faz buscas na casa do ex-ministro no RN

PF prende assessores de Henrique Eduardo Alves e faz buscas na casa do ex-ministro no RN


rês pessoas foram presas nesta quinta-feira (26) pela Polícia Federal (PF) durante operação contra lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte. Um dos detidos é funcionário do Ministério do Turismo.



A ação, batizada de Lavat, é um desdobramento da operação Manus, investigação que levou Henrique Eduardo Alves, ex-ministro do Turismo, à prisão. Os outros dois presos são assessores particulares de Alves. As buscas também foram feitas na sede do ministério, em Brasília, e no apartamento do ex-ministro, em Natal.




Segundo a PF, a palavra Lavat vem do provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: "uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra". O provérbio também serviu como inspiração para denominar a operação Manus.



Cerca de 110 policiais federais cumpriram 27 mandados judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Angicos, todas cidades potiguares.



Foram presos:




  • Aluísio Henrique Dutra de Almeida (assessor de Henrique Alves)

  • José Geraldo Moura Fonseca Júnior (assessor de Henrique Alves)

  • Norton Domingues Masera (chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Turismo)




Foram alvos de condução coercitiva (quando o investigado é levado até a delegacia para prestar depoimento):





  • Domiciniano Fernandes da Silva

  • Fernando Leitão de Moraes Júnior




G1 tenta localizar aos advogados dos citados. A reportagem chegou a ligar para os telefones de Aluísio Dutra e José Geraldo por volta das 8h, mas ninguém atendeu. Os dois são assessores de Henrique Alves. A defesa do ex-ministro disse que não vai se pronunciar neste momento porque ainda vai tomar ciência da operação.



Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na sede da Inter TV Cabugi, em Natal, mas a emissora não é alvo da operação. As buscas foram feitas na sala de Herman Ledebour, assessor de Henrique Alves. Em nota, a direção da TV informou que Herman é procurador e representante de Henrique, que é sócio minoritário da emissora


G1


Comentários