• 29/07/2019
  • por Resenha Politika

Nordeste

Plano de ações deve ser pauta no Fórum de Governadores do Nordeste nesta segunda em Salvador

Plano de ações deve ser pauta no Fórum de Governadores do Nordeste nesta segunda em Salvador

instalação oficial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste deve ser a tônica de mais um encontro do Fórum dos Governadores do Nordeste, marcado para hoje, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. As tratativas devem incluir a estruturação e o funcionamento do consórcio, bem como a aprovação do primeiro plano de trabalho para os próximos 12 meses. Esta será a primeira reunião dos gestores após crise inflamada na semana passada, com as declarações do presidente Jair Bolsonaro, consideradas preconceituosas com os governantes nordestinos.

"Nesta segunda-feira vamos tomar decisões importantes para o funcionamento do Consórcio, a exemplo da escolha do secretário-executivo e aprovação do primeiro plano de trabalho", afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O governador Camilo Santana (PT) não deverá participar do encontro devido a um problema de saúde. O POVO tentou contato com o chefe do executivo cearense, na tarde e noite de ontem, mas a informação da assessoria de imprensa é que Santana está com virose e "só irá para a reunião se melhorar".

Outros governadores da região confirmaram presença por meio de suas contas em redes sociais. No Facebook, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), escreveu: "Já estou a caminho de Salvador, onde amanhã participo do Fórum dos Governadores do Nordeste".

Já a governadora do Rio Grande Norte, Fátima Bezerra (PT), publicou uma foto dentro do avião, antes de embarcar para o encontro. "Boa tarde, meus amigos e minhas amigas. No avião, aguardando embarque pra Salvador. A agenda será muito especial nesta segunda-feira: Instalação oficial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. Partiu, Bahia!", escreveu.

Ao O POVO, Flávio Dino adiantou que o grupo tratará de compras conjuntas, redução de despesas, políticas públicas para segurança e turismo, bem como a criação de uma agenda internacional em busca de investidores. Questionado se as rusgas com o Governo Federal terão espaço no encontro, o governador maranhense avalia que o foco será "no Consórcio e nas reivindicações dos Estados para que a economia brasileira melhore".

No último dia 19, sem saber que estava sendo gravado, Bolsonaro criticou Dino, e orientou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a "não dar nada" a ele. A conversa foi captada por microfones segundos antes do presidente sentar à mesa com jornalistas de veículos estrangeiros, recebidos em café da manhã no Palácio do Planalto.

"Daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara", afirmou o presidente. A fala inflamou mais uma crise entre Bolsonaro e o Nordeste, desta vez, pelo emprego do termo "paraíba", utilizado de forma pejorativa, principalmente no Rio de Janeiro, para se referir aos migrantes nordestinos.

No sábado, 20, durante entrevista a jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que sua fala sobre governadores de "paraíba" foi uma "crítica" aos governadores dos estados do Maranhão e da Paraíba, João Azevêdo (PSB). "Eu fiz uma crítica ao governador do Maranhão e da Paraíba. Vivem me esculhambando. Obras federais que vão para lá, eles dizem que é deles. Não são deles, são do povo. A crítica foi a esses dois governadores, nada mais além disso", disse Bolsonaro.

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores como cortesia

Saúde

Um dos pontos a serem tratados na reunião será a ampliação de serviços de saúde nas áreas mais carentes da Região, além de garantir a qualificação dos profissionais contratados

 

Comentários