• 27/03/2019
  • por Resenha Politika

Justiça

Polícia Federal já pode enviar Auto de Prisão em Flagrante pelo Malote Digital do TJPB

Polícia Federal já pode enviar Auto de Prisão em Flagrante pelo Malote Digital do TJPB

O Termo de Cooperação Técnica nº 07/2019 firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado viabilizou a concessão da permissão de uso do Malote Digital do TJPB pelos policiais federais cadastrados no Sistema. Neste primeiro momento, a Comarca de João Pessoa servirá como projeto-piloto para o envio exclusivo de Autos de Prisão em Flagrante para o Fórum Criminal da Capital pela PF. 

Antes, o envio do Auto de Prisão era feito presencialmente, o que acarretava custos e tempo de ambas as equipes. Em um segundo momento, a Polícia Federal também vai poder trocar, eletronicamente, documentos oficiais com todas as comarcas do Estado. 

“É importante esclarecer que, agora, apenas os Autos de Prisão em Flagrante serão enviados para o Fórum Criminal de João Pessoa, via Malote Digital. Os demais documentos administrativos só poderão ser compartilhados em uma segunda etapa da concessão de uso”, explicou a supervisora da Diretoria de Tecnologia do TJPB, Sandra Aguiar.

Conforme a supervisora, com essa iniciativa o Poder Judiciário estadual e a Superintendência Regional da Polícia Federal terão um ganho sensível em economia com pessoal, combustível e celeridade processual, além da segurança. “Os policiais federais foram devidamente treinados e cadastrados por nossa equipe para o manuseio do Malote Digital, no que diz respeito ao Auto de Prisão em Flagrante”, acrescentou Sandra Aguiar.

Além da Polícia Federal, o Tribunal de Justiça da Paraíba já tem convênio para o uso do Malote Digital com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Segurança Pública), Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Militar. 

Comentários