• 01/07/2019
  • por Resenha Politika

Segurança Pública

Polícia Militar abre inscrições para o CFO 2020 à partir desta segunda-feira (1º); confira

Polícia Militar abre inscrições para o CFO 2020 à partir desta segunda-feira (1º); confira

Começam nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar da Paraíba. O edital do concurso foi lançado com 30 vagas para candidatos com ensino médio de escolaridade. A remuneração atual do primeiro posto de oficial da PM, que é o 2º tenente, é de R$ 7.253,26.

Para concorrer, os interessados devem estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019) e observar os requisitos exigidos no concurso, que estão logo no começo do edital, disponível no site da PM e no Diário Oficial do último sábado (18). Entre as exigências, tem a idade (completar entre 18 e 32 anos no ano da matrícula no curso, que é 2020), a altura (1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres) e ser aprovado em todas as etapas do concurso.

As inscrições podem ser feitas no site da Polícia Militar. A taxa custa R$ 50.

O concurso tem cinco fases: a intelectual, os exames de saúde, os de aptidão física, psicológica e avaliação Social. A primeira etapa é o ENEM, que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. Candidatos classificados em até 5 vezes o número de vagas, serão chamados para as demais fases do concurso. São 25 vagas para candidatos do sexo masculino e 5 para o feminino.

 

Isenção da taxa de inscrição

Estão isentos para o concurso doadores de sangue, que nos últimos doze meses realizarem no mínimo três doações, doadores de medula óssea cadastrados na rede oficial, além de doadoras regulares de leite materno até um ano atrás. Para isso, os candidatos e candidatas devem fazer uma solicitação, do dia 1º ao dia 5 de julho, das 08h às 12h30, na sede do Comando Geral da PM, no centro da Capital.

 

O concurso do CFO, além da carreira promissora, podendo chegar até o posto de coronel da PM, tem o diferencial de que os aprovados já começam a receber remuneração durante o período de formação, começando logo no primeiro ano de curso, no valor de 2.924,89 reais.

Segundo a Polícia Militar, a formação prepara o profissional para comandar e coordenar as ações de segurança pública, além do assessoramento ao comando, gerenciando também os recursos humanos e logísticos. O oficial é responsável também pelo planejamento de ações e operações, desenvolvendo processos e procedimentos administrativos militares, de estudos técnicos e capacitação profissional, a fim de proteger e preservar a vida dos cidadãos e garantir o pleno exercício dos seus direitos.

Comentários