• 30/04/2018
  • por Resenha Politika

Prazo para recursos da prova do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros termina nesta terça-feira

Prazo para recursos da prova do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros termina nesta terça-feira

Os candidatos que prestaram concurso para soldado da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, nesse domingo (29), têm até às 16h desta terça-feira (1º) para entrar com recursos sobre as questões, acessando o sitewww.ibfc.org.br

Durante esse período, estarão disponíveis o gabarito preliminar e os cadernos de provas no mesmo site.


A próxima fase será o exame psicotécnico e já tem data marcada, 19 e 20 de maio. Serão selecionados para a próxima fase, candidatos classificados em até duas vezes o número de vagas para cada opção.


O exame intelectual foi aplicado em 166 locais, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Para evitar qualquer tipo de fraude, foram disponibilizadas quatro versões de provas em cada sala e a Polícia Militar montou um forte esquema de segurança, que terminou com oito suspeitos presos – quase todos de outros estados.


A prova trouxe 80 questões, onde para não ser eliminado no chamado ‘ponto de corte’, o candidato teria que fazer o mínimo de 40% de pontos em cada disciplina e 50% em todo o exame. A classificação será feita pela nota por cada opção de vagas, sendo considerado como desempate o melhor desempenho na disciplina de noções de direito e sociologia e, em seguida, na de língua portuguesa. Raciocínio lógico e idade maior são outros critérios para decidir sobre desempate.


Resultado - O gabarito definitivo e a lista dos candidatos classificados para as próximas fases do concurso, devem sair ainda na primeira quinzena de maio.


Próximas etapas – Depois de divulgar a lista com o resultado no exame intelectual, os habilitados em até duas vezes o número de vagas por cada opção, serão imediatamente convocados para a etapa psicológica, que será realizada nos dias 19 e 20 de maio. Após o resultado do psicotécnico, os candidatos considerados indicados serão chamados para os testes de saúde.


Sobre o teste de saúde, a comissão do concurso orienta que os candidatos observem os exames que são exigidos, já que alguns possuem um prazo maior para sair o resultado. São cobrados exames de radiografia do tórax em PA, eletroencefalograma, teste ergométrico, teste audiométrico, escarro, pesquisa de BAAR, hemograma completo com contagem de plaquetas, ureia, creatinina, glicemia, sorologia para chagas, VDRL, sorologia para hepatite “B” e “C” (Hbs Ag, anti-Hbc IgG e Ig M, anti-Hbs, anti-HCV), parasitológico de fezes, sumário de urina e exame toxicológico de larga janela de detecção (180 dias) – todos devem conter, obrigatoriamente, o nome e o número de identidade do candidato.


Os testes físicos devem ocorrer no dia 19 de junho, com os candidatos considerados aptos no exame de saúde.


Resenha Politika com Secom-PB

Comentários