• 05/07/2022
  • por Resenha Politika

Projeto técnico de divulgação dos resultados das Eleições 2022 é apresentado a veículos de comunicação

Projeto técnico de divulgação dos resultados das Eleições 2022 é apresentado a veículos de comunicação

Na tarde desta segunda-feira (4), técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se apresentaram a mais de 240 representantes de veículos de comunicação o projeto de divulgação dos resultados das Eleições Gerais de 2022, bem como os meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito. Na ocasião, eles conheceram o funcionamento do projeto e esclareceram dúvidas sobre o recebimento e a transmissão dos dados com a equipe do TSE. 

A participação de entidades interessadas na divulgação dos resultados está prevista no artigo 233 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.669/2021, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições.

As orientações repassadas na reunião desta segunda possibilitarão que emissoras de televisão e de rádio, portais de internet e a imprensa, em geral, entre outras mídias, informem à população, em tempo real, a partir do encerramento da votação, os votos recebidos por cada candidato a presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

Segundo o titular da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Alberto Cavalcante, a reunião foi o marco do início dos trabalhos em conjunto da Justiça Eleitoral com os órgãos de imprensa na divulgação dos resultados das eleições deste ano.

“O objetivo da reunião foi cumprido, com os esclarecimentos sobre os mecanismos de disponibilização das informações aos interessados e o estabelecimento dos canais de comunicação. Os representantes da imprensa fizeram diversos questionamentos, o que mostra interesse e conhecimento no processo que vem se repetindo a cada pleito. Os trabalhos continuarão com mais explicações sobre os detalhes técnicos, com outros encontros e com a disponibilização de exemplos e simulados”, explicou Cavalcante.

Os interessados em compartilhar as informações no dia da eleição devem verificar as normas contidas nos artigos 231 a 237 da Resolução TSE n º 23.669/2021.

A próxima reunião está marcada para o dia 12 de julho (terça-feira). O link da reunião será enviado apenas para os veículos já cadastrados.

Mais informações

Todas as informações sobre o assunto também podem ser consultadas no Portal do TSE, em página específica que é o canal de comunicação principal com as instituições interessadas em transmitir os resultados das eleições de outubro. Mais adiante, o Tribunal divulgará link para acesso aos arquivos gerados para o simulado que será feito com entidades e veículos. As informações sobre esse simulado também estarão disponíveis no site.

Assista no canal do TSE no YouTube à íntegra da reunião realizada hoje.

Qualquer dúvida sobre o tema poderá ser enviada para o e-mail [email protected].

Comentários