• 13/10/2021
  • por Resenha Politika

Quatro em cada 10 mulheres convivem com pobreza menstrual, mostra estudo

Quatro em cada 10 mulheres convivem com pobreza menstrual, mostra estudo

A cada 10 mulheres, quatro convivem com a pobreza menstrual - por serem afetadas ou conhecer alguém que passe pela situação. Os dados foram divulgados pela Johnson & Johnson Consemer Health, mostrando um percentual de 28% do gênero feminino atingido mensalmente pela falta de recursos para adquirir o material de higiene íntima, cerca de 11 milhões de mulheres. Em busca de melhorar essa realidade, o Pedal Rosa, organizado pela Ong Amigos do Peito, vai arrecadar absorventes e doá-los para um projeto que garante a dignidade menstrual. A atividade faz parte do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. 

Para participar do pedal, as pessoas devem doar um ou mais pacotes de absorventes, além de adquirir a camisa do evento, que custa R$ 30. O objetivo da ação é estimular as pessoas a favor da causa da dignidade menstrual, incentivando a doação, que poderá ser estendida para além do pedal.

Os absorventes coletados serão encaminhados para a Ong Sem Pobreza Menstrual. A Organização tem liderado um projeto que garante a distribuição do item para pessoas em situação de vulnerabilidade social em João Pessoa. Atualmente, já há pontos de coleta em mais de dez estabelecimentos na capital.

“O outubro rosa é o mês de cuidado com a mulher e nós, além de alertar o para o câncer de mama e arrecadar recursos para mamografias, achamos importante tratar sobre a pobreza menstrual. A falta de absorventes é uma questão de saude pública. Quem não tem dinheiro para adquirir o item vai usar qualquer outra coisa durante o ciclo menstrual, aumentando infecções urinárias e genitais. Pela falta de absorventes, meninas deixam de frequentar escola e mulheres deixam de sair de casa. Parece simples, mas é um problema sério”, destacou a mastologista Joana Marisa, coordenadora da Ong Amigos do Peito.

Ainda de acordo com a pesquisa da Johnson & Johnson, a pobreza menstrual causou ainda problemas de saúde para as mulheres: 28% tiveram infecção urinária ou cistite; 24% tiveram candidíase e 11% tiveram infecção vaginal por fungo e 7% infecção vaginal por bactéria. Isso porque, conforme o levantamento, essas pessoas acabam usando produtos não indicados para conter o fluxo menstrual - sacos plásticos, papel higiênico, filtro de café, jornais e até miolo de pão. 

Pedal - O pedal está previsto para acontecer em 30 de outubro, a partir das 6h30, com saída do Busto de Tamandaré, no Pórtico, até Intermares. Todo o dinheiro das camisas será revertido para mamografias e ações educativas. A Ong Amigos do Peito organiza ainda a Corrida Rosa, marcada para 23 de outubro em João Pessoa.

Pontos de coleta de absorvente em João Pessoa - General Store (Avenida General Osório, 152, Centro); Loja Urban.83 (Shopping Living Mall, sala 919); Amanda Torres Dermato Estética (Shopping Living Mall, sala 426); Samana Cosmética Dermatológica (Rua Miriam Barreto Rabelo, 135, Jardim Oceania); Studio Fit Personal (Av. Cairú, 450, Cabo Branco); Clínica Livre - Centro de Atenção à Mama (Av. Presidente Epitácio Pessoa, 595, Bairro dos Estados); Estúdio de Dança Flor Mulher (Av. Presidente Epitácio Pessoa, 3120, Bairro dos Estados); Centro Estadual de Línguas da Paraíba (Av Monsenhor Walfredo Leal, 476, Tambiá); Residencial Fileto (Rua Doutor Ivanildo Guedes Pessoa, nº 184, apartamento 603); Espaço Fernanda Albuquerque (Rua Juvenal Mário da Silva, 643, Manaíra / Holandes Prime Shopping, Av. Antonio Lira, 536, Tambaú).


Selo Amigos do Peito – A ONG Amigos do Peito lançou uma campanha para que empresa, órgãos e instituições se engajem nas ações de combate ao câncer de mama. Comprando as camisetas da Campanha Outubro Rosa, e incluindo a sua marca, além de doar exames (mamografias, ultrassonografias e biópsias mamárias) para mulheres carentes, a empresa ou instituição recebe um "Selo Amigos do Peito" a essa iniciativa que visa salvar vidas. Ele é voltado para empresas, instituições e gestões que se engajem na luta contra o câncer de mama e para salvar vidas de mulheres. Para receber o reconhecimento, é preciso adquirir quatro camisas ou mais ou fazer doações em valor superior a R$ 120.

Como doar – ONG Amigos do Peito – CNPJ 08.101.673/0001-40 – Banco Sicredi (748) – Agência 2201 – c/c 71074-1 – Pix: (83) 993154386. Após fazer a doação, entre em contato com a ONG para liberação do Selo Amigos do Peito.

Sobre a ONG – Amigos do Peito foi criado em 2001 e idealizada com o objetivo de promover um suporte emocional às mulheres acometidas por câncer de mama. Em Outubro de 2011, motivados pelo Movimento Mundial de Combate ao Câncer de Mama, denominado Outubro Rosa, a ONG contatou o Governo da Paraíba, para expor a grande problemática enfrentada pela população feminina paraibana, com altas taxas de mortalidade resultantes de diagnósticos tardios, além de alertar para a qualidade sofrível das mamografias oferecidas pelo SUS. Todos os anos, a organização lança a campanha do Outubro Rosa para chamar atenção para o problema e arrecadar recursos para combater a doença.


Assessoria 

Comentários