• 18/02/2019
  • por Gilberto Lira

NOVO CICLO

Rádio Espinharas de Patos inicia programação depois da migração de AM para FM

Rádio Espinharas de Patos inicia programação depois da migração de AM para FM

A Rádio Espinharas de Patos AM 1.400 KHZ passou a funcionar em definitivo neste domingo, dia 17 de fevereiro, com frequência modulada através 97.9. A migração da emissora acontece depois de 68 anos no ar como AM.

A Rádio Espinharas pertence à Diocese de Patos. A emissora que é uma das rádios mais antigas da Paraíba e também do Nordeste, iniciou nesta segunda-feira (18) uma nova programação.

Por enquanto, a Rádio Espinharas conta com duas frequências, a nova FM 97.9 e a FM 105.1 que em breve ganhará um novo nome. Ambas estão no ar com suas novas programações 

MIGRAÇÃO

A migração do AM para o FM no Brasil surgiu em 2009, com a necessidade dos radiodifusores preservarem as emissoras que estão ou estavam em AM, e que sentiram a necessidade de aprimorar seus serviços pleiteando a faixa FM. Em linhas gerais, a Faixa FM (Frequência Modulada) possui melhor qualidade de som e tem menos chiado e interferências.

Historicamente, as rádios em AM (Modulação em Amplitude) têm longo alcance (dependendo da faixa e horário de transmissão) e frequentemente sofrem mais interferências eletromagnéticas, com comportamentos distintos entre dia e noite e com alta degradação imposta pelo ruído elétrico urbano. Já o FM tem comportamento de cobertura mais uniforme entre dia e noite, sendo sensivelmente menos afetado por interferências radioelétricas.

Resenha Politika

Comentários