• 01/06/2019
  • por Resenha Politika

Brasília

Reforma da Previdência recebe 277 emendas

Reforma da Previdência recebe 277 emendas

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência recebeu 277 emendas, e a maioria delas trata das regras de transição. O levantamento foi feito pela Agência Câmara. A economia projetada pelo Executivo com a aprovação integral do texto é de R$ 1,236 trilhão em dez anos.

Juntos, os termos "transição" ou "pedágio" surgiram como os principais tópicos nas emendas à reforma da Previdência, com 71% - estão em 197 das 277 sugestões apresentadas. Na outra ponta, "abono salarial" só aparece em 8 (3%). Como um texto pode conter mais de um tópico, o total de menções é muito superior ao de emendas.

Agora, é hora da elaboração do relatório. Quase 60% das emendas foram protocoladas no último dia do prazo. Como se trata de uma PEC, são necessárias 177 assinaturas de parlamentares para apresentar uma única emenda.

O relator da PEC, o deputado Samuel Moreira, do PSDB, paulista, espera terminar o relatório até o dia 15 de junho. Se aprovada na comissão especial, a PEC da Previdência segue para análise do plenário. Governistas querem votar o texto ainda no primeiro semestre.

(Das Agências)

Comentários