• 22/04/2018
  • por Resenha Politika

Renato Gadelha sugere Comissão Permanente de Água e Agricultura Irrigada na ALPB

O deputado estadual Renato Gadelha (PSC), que preside a Frente Parlamentar da Água, deve apresentar nesta semana projeto de resolução criando uma Comissão Permanente de Água e Agricultura Irrigada na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Renato entende que "a Paraíba vai vivenciar uma nova realidade a partir da chegada das águas do Eixo Norte da Transposição. Teremos segurança hídrica e com ela a possibilidade de pensarmos um grande projeto de agricultura para o nosso Estado", destaca o parlamentar. Além da agricultura irrigada, Gadelha destaca a necessidade de se acompanhar de perto a gestão das águas do São Francisco em solo paraibano.

"Ainda há muito o que se discutir sobre uso e distribuição dessas águas, para ficarmos em apenas dois pontos. Acredito que a Assembleia pode, e deve, fazer parte deste processo. Precisamos definir prioridades, estabelecer critérios objetivos, discutir a melhor forma de aproveitarmos plenamente a água, que pela primeira vez em nossa história, estará garantida", observa Renato Gadelha.

Como presidente da Frente das Águas, Renato Gadelha participou de diversas audiências públicas, visitou mananciais e as obras da Transposição, ouvindo técnicos e a sociedade civil. "Depois dessa andança, estou convencido que precisamos criar uma Comissão Permanente na Assembleia para tratar do tema. É nosso futuro que está em jogo. Não podemos desperdiçar esta oportunidade".

A criação da Comissão depende de uma mudança no Regimento Interno da ALPB. Com a apresentação do projeto de resolução, depois de tramitar nas comissões, haverá a votação em Plenário. "Imagino, e espero, que este tema tão sensível e de grande repercussão, tenha total apoio da Casa. Em breve instalaremos a Comissão Permanente de Águas e Agricultura Irrigada na Assembleia da Paraíba".

Assessoria

Comentários