• 31/10/2018
  • por Resenha Politika

Secretaria de Cajazeiras realiza projeto pioneiro de terapias complementares para profissionais da Educação

Secretaria de Cajazeiras realiza projeto pioneiro de terapias complementares para profissionais da Educação

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na gestão de Zé Aldemir, através da Secretaria de Educação, está realizando um projeto pioneiro em toda Paraíba. Segundo a secretária Nélbia Moura, o projeto objetiva “a promoção, prevenção, atenção e atendimento à saúde e à integridade física, mental e emocional dos (das) profissionais da educação, como condição para a melhoria da qualidade educacional”, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular e o Plano Municipal de Educação.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o  Sindicado dos Funcionários do Município de Cajazeiras (SINFUMC), iniciou no mês de setembro o projeto Terapias Complementares para Profissionais da Educação de Cajazeiras (PB), com a intenção de cuidar da saúde integral de seus trabalhadores. O projeto oferece o desenvolvimento de algumas  intervenções de cuidados como, Práticas Integrativas e Complementares/PICs, proporcionando, inicialmente, as Terapias: Cuidando do Cuidador para Resgate da Autoestima/TCC; e propondo, posteriormente, oferecer a  Terapia Comunitária Integrativa/TCI e as Constelações Familiares Sistêmicas/TCFS.

Este projeto realiza uma experiência piloto, atendendo três turmas, com encontros mensais; e teve como fundamento, uma pesquisa previamente realizada com os trabalhadores da educação, em que observou-se e registrou-se sinais e sintomas associados à Síndrome de Burnout, apresentados pelos mesmos.

A cada encontro é realizada uma Vivência  de Cuidados, seguida de uma partilha de avaliação, mediada por duas reflexões: “Como cheguei para este encontro” e “como estou saindo”? Os registros indicam que as respostas para o “como cheguei para este encontro” caracterizam um alto grau de “estresse, ansiedade, sobrecarga de trabalho, dores físicas, cansaço, problemas na escola e familiares, uso de muita medicação, cabeça cheia de problemas, insônia,  sofrimento por perda de entes queridos, síndrome do pânico e sintomas da Síndrome de Burnout, como exaustão física e emocional, entre outras.

Na segunda reflexão – “como estou saindo”-, a partilha da manifestação oral dos participantes comprova benefícios trazidos pela terapia, como pode ser observado em suas falas: “Estou saindo mais aliviada, mais leve, consciente da necessidade de me cuidar, levando mais paciência, relaxada, destravada, redução das dores físicas, em paz, foi ótimo, gostaria de ficar na nuvem, esta terapia deveria acontecer semanalmente”, entre outras.

“Conclui-se que as terapias oferecidas favorecem o autoconhecimento e auto-observação para mudança de comportamentos e atitudes, em busca de um viver consciente e com melhor qualidade de vida, equilibrando o autocuidado e cuidado do outro para resgate da autoestima”, afirmou a secretária.

Comentários