• 15/07/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza triagem para Mutirão de Catarata; 500 pessoas serão cirurgiadas

Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza triagem para Mutirão de Catarata; 500 pessoas serão cirurgiadas

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, realizou no último final de semana uma triagem para a realização do 2° Mutirão de Catarata. Após o primeiro Mutirão, que contemplou mais de 500 pessoas, mais uma vez a gestão municipal possibilitará que centenas de pessoas possam enxergar melhor.

Os médicos da triagem estão atendendo de 10 em 10 pacientes. Assim que saem da triagem, os pacientes já estão marcando os exames necessários exigidos para a cirurgia, com total agilidade e paciência com todos. O secretário Cristovão Pinheiro acompanhou in loco os trabalhos do Mutirão e destacou que eventos como esse são importantes para atender a população de Cajazeiras.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

Comentários