• 18/06/2021
  • por Resenha Politika

Social

Sedh inicia monitoramento dos Creas Regionais pelo Sertão paraibano

Sedh inicia monitoramento dos Creas Regionais pelo Sertão paraibano

A equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) iniciou, esta semana, o monitoramento in loco dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Regionais. O objetivo é fortalecer as equipes de profissionais, dando suporte técnico e assessoramento, além de verificar como está o funcionamento durante o período de pandemia.

Os Creas Regionais são equipamentos da assistência social responsáveis por atender pessoas e famílias em situação de risco social ou violação de direitos. O Governo da Paraíba mantém, por meio da Sedh, 26 Creas Regionais que com seus vinculados atendem 152 municípios. Se somados aos Creas municipais, representam uma cobertura total do território paraibano.

O monitoramento desta semana foi realizado no território 1, que compreende uma parte do Sertão paraibano. As visitas estão sendo realizadas pela gerente Operacional de Média Complexidade, Andrezza Ribeiro; pela coordenadora do Núcleo de Acompanhamento dos Creas Regionais, Elaine Amorim; e pela técnica de referência da Sedh para o território 1 dos Creas, Eligiane Medeiros. 

“O objetivo do monitoramento é fortalecer as equipes de profissionais dando suporte técnico e assessoramento, além de verificar como está o funcionamento durante o período de pandemia. Dialogamos ainda com os municípios vinculados alinhando os direcionamentos para qualificar as ações de atendimento e acompanhamento realizadas pelos Creas Regionais do estado da Paraíba”, relatou a gerente Andrezza Ribeiro.

A semana de monitoramento foi iniciada na segunda-feira (14), no Creas Regional polo Triunfo. A secretária de Assistência Social do município de Triunfo, Jaiana Andrade, falou da importância da ação e agradeceu ao Governo. “Neste momento de pandemia, tão delicado em que vivemos, é de grande relevância e necessário esse monitoramento para que possamos cada vez mais efetivar os serviços socioassistenciais a toda população de que dele necessitar. Gostaria ainda de agradecer a parceria firmada com o Governo do Estado na efetivação de políticas públicas tão importantes para a população triunfense, assim como agradecer à equipe do Creas Triunfo, pelo brilhante trabalho prestado ao município polo e seus vinculados”, destaca.

Assim como o Polo Triunfo, foram também visitados o polo São José de Piranhas, Aparecida, Santa Cruz e nesta sexta-feira (18) a semana foi finalizada com o monitoramento do polo Riacho dos Cavalos. Os cinco polos visitados e seus vinculados compreendem 28 municípios paraibanos.

O prefeito do município de Santa Cruz, Paulo César, recebeu a equipe e verificou a importância dos serviços prestados a seu município e aos vinculados. “Nesta visita entendo melhor a funcionalidade dos serviços e coloco a administração municipal à disposição para que afinemos mais a parceria, a fim de trazermos mais benefícios para nosso município e para que os usuários do serviço sejam cada vez mais acolhidos e tenham suas necessidades atendidas”, enfatiza o gestor.

A equipe multiprofissional que atua nos Creas regionais, nas áreas de assistência social, psicologia, direito, além da coordenação e corpo administrativo vibram com o monitoramento que alinha e aprimora o trabalhoso desenvolvido. 

“Foi um momento extremamente importante e gratificante no qual dialogamos sobre a importância, os desafios e as potencialidades do serviço em meio a essa pandemia. Enquanto Creas Regional, somos essências e, juntos, sem aglomerar, buscamos a cada dia contribuir com uma política de assistência social justa e igualitária”, afirmou a coordenadora do Creas polo Triunfo, Bertheane Maciel.

O ciclo de monitoramento tem previsão para ser encerrado em agosto de 2021, quando os 26 Creas Regionais, distribuídos em seis territórios, do Litoral ao Sertão, serão visitados.
 
CREAS REGIONIAIS VISITADOS E MUNICÍPIOS VINCULADOS
1.  CREAS REGIONAL PÓLO TRIUNFO 
Municípios vinculados: Bernardino Batista, Bom Jesus, Santa Helena e Joca Claudino.
 
2. CREAS REGIONAL PÓLO SÃO JOSÉ DE PIRANHAS 
Municípios vinculados: Monte Horebe, Carrapateira, Bonito de Santa Fé e Serra Grande.
 
3.  CREAS REGIONAL PÓLO APARECIDA 
Municípios vinculados: São José da Lagoa Tapada, Marizópolis, São Domingos de Pombal, Cajazeirinhas e Vieiropolis.
 
4. CREAS REGIONAL PÓLO SANTA CRUZ 
Municipios vinculados: Bom Sucesso, Lagoa, Lastro e São Francisco.
 
5. CREAS REGIONAL PÓLO RIACHO DOS CAVALOS 
Municípios vinculados: Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Jericó, São José do Brejo do Cruz e Mato Grosso.

Comentários