• 22/10/2020
  • por Resenha Politika

Eleições 2020

Seguindo parecer do MPE, juiz eleitoral defere registro de candidatura de Fábio Tyrone, em Sousa

Seguindo parecer do MPE, juiz eleitoral defere registro de candidatura de Fábio Tyrone, em Sousa

A Justiça Eleitoral deferiu nesta quarta-feira 21/10, o registro de candidatura de Fábio Tyrone (Cidadania) e também do vice-prefeito, Zenildo Oliveira (PTB). Os dois integram a coligação "É Mais Trabalho", composta pelos partidos PDT / PTB / REDE / CIDADANIA / AVANTE e PT.

A decisão foi proferida pelo juiz da 35º Zona Eleitoral, Agílio Tomaz. O magistrado ainda julgou improcedente o pedido de impugnação da coligação do candidato de oposição, Leonardo Gadelha (PSC). Gadelha alegou na representação que Tyrone tem processos em andamento.

O juiz entendeu que a suspensão dos direitos políticos só se efetiva com o trânsito em julgado dasentença condenatória (art. 20 da Lei nº 8.429/1992). 4. A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é no sentido de que o trânsito em julgado não se perfaz quando ainda há recurso pendente de análise, ainda que o mérito da ação tenha sido apreciado pelo juízo singular e que os recursos subsequentes se limitem a discutir formalidades recursais.

Ao proferir a sentença, Agílio Tomaz afirmou que o pedido de registro encontra-se em conformidade com o disposto na Resolução TSE nº 23.609/2019 e Lei nº 9504/97, atendendo às condições de elegibilidade, não havendo impedimento ao deferimento do registro de candidatura para concorrer ao cargo de Prefeito no Município de Sousa nas Eleições Municipais de 2020.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia dado parecer favorável ao registro da candidatura de Tyrone, quanto à ausência de causa de inelegibilidade, não há trânsito em julgado, o que possibilitou o deferimento do pedido.

Tyrone disse que recebeu a notícia com muita serenidade porque ele e Zenildo haviam cumprido todas as condições legais estabelecidas pela Justiça para disputar a reeleição. "Agora seguimos firmes com o nosso projeto que é continuar com o trabalho que começamos para fazer Sousa avançar ainda mais", disse.

Comentários