• 14/05/2020
  • por Resenha Politika

Convênios

SES realiza parceria com municípios para intensificar ações de testagem do coronavírus

SES realiza parceria com municípios para intensificar ações de testagem do coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensifica as ações de testagem do novo coronavírus (Covid-19) na grande João Pessoa, por meio de parceria com os municípios de Bayeux e Cruz do Espírito Santo. Neste sábado (16) serão realizados testes rápidos em pacientes agendados, que atendem aos critérios estabelecidos para realização do exame. A parceria é possível após a aquisição de 110 mil testes rápidos pela SES, que estão sendo distribuídos para os 223 municípios da Paraíba. Os exames serão realizados em Centro de Testagens ou no formato “Drive Thru”, onde a pessoa faz a testagem sem sair do veículo. Ações nos municípios de Sapé e Cabedelo estão programadas para a próxima semana.   
 
Segundo as orientações da Vigilância, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da Covid–19. De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, esta parceria com os municípios é importante para que eles possam acompanhar os pacientes positivados e intensificar as medidas de prevenção na Paraíba. “É fundamental o apoio dos municípios nesta ação estratégica para que as notificações sejam realizadas e os casos confirmados sejam monitorados adequadamente”, ressaltou a secretária.
 
Apenas pacientes que apresentam sintomas gripais, tais como: febre, dor de garganta, tosse seca e indisposição, a partir do 8º e 10º dias ininterruptos podem realizar o teste rápido. “A população precisa entender que há uma margem de erro elevada, caso o teste seja realizado em pacientes assintomáticos. Para os que estão com sintomas leves, ou mesmo não apresentam uma sintomatologia concreta, a medida mais eficiente é manter o isolamento e as medidas de proteção individuais”, finalizou Renata. 

Comentários