• 23/11/2017
  • por Resenha Politika

SINTEP reúne professores em Cajazeiras e confirma ação judicial contra a expansão das Escolas Integrais

SINTEP reúne professores em Cajazeiras e confirma ação judicial contra a expansão das Escolas Integrais

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB) realizou na sede entidade representativa de classe em Cajazeiras, uma reunião com advogado Michel Carvalho, assessor jurídico do SINTEP e o professor Edvaldo Faustino que é diretor de comunicação.

Na pauta, os dois confirmaram que o SINTEP deverá entrar com ação judicial da expansão das Escolas Cidadãs Integrais pelo governo do estado com carga horária de 40 horas sem as condições estruturais necessárias. Alunos e professores serão prejudicados, afirmaram.

A meta é ampliar de 35 para 100 as unidades com ensino em tempo integral a a partir do próximo ano, o que deve beneficiar cerca de 25 mil alunos. Para o SINTEP, as estruturas das escolas do interior são falhas e quase todas não tem a minima condição de funcionamento em tempo integral. Segundo Edvaldo Faustino as conversas estão sendo feitas também com os pais de alunos.

Por sua vez, a professora Betinha, diretora regional do SINTEP, avaliou como positiva as ponderações dos professores sobre o projeto e reforçou que a implantação desses novos métodos de funcionamento é extremamente nociva. "Nós já estamos vendo e ouvindo, tanto os colegas professores, como os alunos dos prejuízos que os mesmo terão.

Matrículas – Os estudantes veteranos da Rede Estadual, em todas as etapas e modalidades de ensino, podem renovar a matrícula até o dia 30 de novembro. De 1º a 21 de dezembro serão abertas as inscrições para os estudantes novatos.

A efetivação das matrículas, com possíveis ajustes, está agendada para o período de 22 a 29 de dezembro. Nos dias 1, 2, 5 e 6 de fevereiro acontecerá planejamento do ano letivo. As aulas do ano letivo de 2018 começam no dia 7 de fevereiro. A rede estadual tem capacidade para 500 mil vagas. O Governo do Estado garante vagas para todos os estudantes que procurarem a Rede Estadual de Ensino.

Por Gilberto Lira - Resenha Politika

https://soundcloud.com/resenha-politika/sets/sintep

Comentários