• 01/05/2020
  • por Resenha Politika

Fiscalização

TCE cobra informações do Governo da PB sobre distribuição de alimentos da merenda escolar às famílias de alunos

TCE cobra informações do Governo da PB sobre distribuição de alimentos da merenda escolar às famílias de alunos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), por meio de despacho de autoria do Conselheiro Fernando Catão, emitiu alerta à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), nesta quinta-feira (30), com o intuito de obter informações sobre a distribuição da merenda escolar durante a pandemia causada pela Covid-19.

O relatório de auditoria no  08333/20, parte do processo do TCE-PB de Acompanhamento da Gestão da SEECT, indica que, apesar de diversas notícias veiculadas pela imprensa, faltam informações oficiais sobre as providências que foram, estão ou serão tomadas em relação à merenda escolar durante este período em que as escolas estão fechadas.

Lei Federal publicada no dia 07 de abril, de no 13.987/20, autoriza a distribuição imediata de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

O alerta 00681/20, endereçado ao titular da Secretario da Educação, Cláudio Benedito Silva Furtado, demanda que a Secretaria faça o monitoramento completo das ações de distribuição destes alimentos, inclusive de medidas que prevejam a concessão de recursos diretamente em conta bancárias às famílias mais vulneráveis, para evitar aglomerações na retiradas destes alimentos.

O resultado deste monitoramento deve ser repassado integralmente ao Tribunal de Contas, inclusive com provas documentais, para que este possa fazer o acompanhamento em tempo real das ações e prevenir fatos que possam trazer prejuízos à população.

O texto integral do alerta, assim como a edição do Diário Oficial Eletrônico do dia 30/04, data em que ele foi publicado, estão disponíveis para consulta no portal eletrônico do TCE-PB, em tce.pb.gov.br. Outro meio de consulta disponível é o aplicativo Nosso TCE-PB, que pode ser baixado tanto no sistema Android quanto IOS.

Ascom/TCE-PB

(01/05/2020)

Rafael Massoni

Comentários