• 21/10/2021
  • por Resenha Politika

Homenagem

Thompson Mariz receberá da ALPB Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim pela sua contribuição à Educação na PB

Thompson Mariz receberá da ALPB Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim pela sua contribuição à Educação na PB

O Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (20), a concessão de Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim - ao Professor Doutor Thompson Fernandes Mariz. O Projeto de Resolução 342/21 é de autoria do deputado Trócolli Júnior, que apresentou a matéria durante licença do deputado Jeová Campos, que subscreve o documento e foi o autor intelectual da proposta. Na sessão que aprovou o PR, Jeová justificou a honraria, cuja solenidade de entrega ainda será agendada.

Na justificativa, além de um longo currículo, Thompson é apresentado como um benfeitor no setor da Educação, assim como foi Padre Inácio de Sousa Rolim. “Da mesma forma de identidade de lutas, o Professor Doutor Thopson Fernandes Mariz sempre foi abnegado na luta pela Educação. Por essas e outras contribuições, por justiça e mérito, como fruto de reconhecimento pelo incansável trabalho e, especialmente, pelas ousadas e vitoriosas lutas em favor da educação no alto sertão da Paraíba, não temos dúvidas de que o homenageado, habilita-se  ao recebimento da Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba com muita propriedade, disse Jeová, que participou da sessão de forma remota, porque encontra-se em Brasília.

Jeová também agradeceu ao deputado pela iniciativa. “Trócolli, quando de nossa licença para tratamento de saúde, acatou nossa sugestão e propôs essa distinção ao nosso magnífico reitor Thompson Mariz. Ele marcou a história da expansão do ensino superior no sertão da Paraíba e toda a região sob a jurisdição da UFCG. Não só implantou a nova Universidade, mas fez uma grande Universidade. Nos idos dos tempos do governo Lula, na expansão das Universidades, ele teve o poder de fazer e o fez com muita competência. Fez o campus de Pombal, Cuité, Sumé, porque não dizer o novo campus de Cajazeiras, onde se tem o curso de Medicina, uma grande luta sertaneja e que está mudando a economia e a saúde da cidade”, disse o deputado, elogiando o educador.

Vale lembrar que a ALPB instituiu, por meio da Resolução nº 1.800/2019, a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim, que é outorgada às personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa no Estado da Paraíba. A criação da Medalha foi uma iniciativa do deputado Jeová Campos.

Comentários