• 21/09/2021
  • por Resenha Politika

Educação

UFCG lança editais do Processo Seletivo para Entradas Derivadas e de Ingresso de Graduado

UFCG lança editais do Processo Seletivo para Entradas Derivadas e de Ingresso de Graduado

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), lançou, nesta segunda-feira, os editais dos Processos Seletivos para Entradas Derivadas (PSED) e para Ingresso de Graduado (PSIG), para o Período Letivo 2021.1.

Ao todo, são ofertadas 1.271 vagas para Entradas Derivadas, distribuídas de acordo com as seguintes formas de ingresso: Transferência Voluntária (383 vagas), Reingresso (374 vagas) e Reopção (365 vagas para Reopção de Curso e 149 vagas para Reopção de Turno); e 365 vagas para Ingresso de Graduado.

As inscrições serão realizadas a partir das 8h desta quinta-feira, dia 23 de setembro, e seguem até o dia 3 de outubro, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A taxa custa R$ 70. O prazo para solicitação de isenção vai até o dia 27 de setembro.

Em ambos os editais, o resultado final dos classificados na chamada única será divulgado dia 15 de outubro. O envio da documentação para cadastramento acontecerá de 18 a 20 de outubro. A matrícula em disciplinas acontece no 11 de novembro, com aulas iniciando no dia 22.

Transferência Voluntária

A forma de ingresso é destinada a estudantes vinculados em cursos de graduação presenciais de outras Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas nacionais, que desejem continuar seus estudos no mesmo curso, ou em curso afim, na UFCG. Os candidatos a esta modalidade deverão, no ato da inscrição, informar o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo válido os exames realizados entre os anos de 2010 e 2020; e anexar o Histórico Escolar do curso superior que está sendo realizado na IES de origem. Entre outros requisitos para inscrição na modalidade, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em curso da mesma área de conhecimento na instituição de origem.

Reingresso e Reopção

A forma de Reingresso é destinada a alunos desvinculados de curso de graduação da UFCG que tenham perdido o vínculo por situação de abandono no mesmo curso ou por solicitação voluntária. Já a forma de Reopção (de curso e de turno) é voltada para alunos regularmente matriculados em curso de graduação da UFCG. Para os candidatos a essas duas modalidades, não é necessário anexar documentos na inscrição online, uma vez que utilizarão o número de matrícula referente ao seu vínculo com a UFCG e farão a inscrição pelo Portal de Sistemas Integrados da UFCG (PSI). Na Reopção de Curso, o candidato deverá solicitar o ingresso em curso da mesma área de conhecimento. Já na modalidade Reopção de Turno, a solicitação deverá ser para curso de mesma denominação em outro turno do mesmo Centro de Ensino.

Ingresso de Graduado

Voltado para candidatos que tenham concluído curso superior de tecnologia, de licenciatura ou de bacharelado na mesma área do conhecimento de curso superior previsto no edital. No caso de instituição estrangeira de ensino superior, esta deve ser reconhecida pelo órgão competente do governo no país de origem. A seleção será feita por meio do Histórico Escolar do candidato enviado no processo de inscrição, com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 6,00 (seis).

Confira aqui os editais.

(Ascom UFCG)

Comentários