• 29/12/2020
  • por Resenha Politika

Mundo

União Europeia comprará mais 100 milhões de doses de vacina Pfizer/BioNtech

União Europeia comprará mais 100 milhões de doses de vacina Pfizer/BioNtech

A União Europeia vai comprar 100 milhões de doses extras da vacina da Pfizer e da BioNTech contra a covid-19, elevando o total para 300 milhões de doses, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta terça-feira (29).

“Decidimos pegar 100 milhões de doses adicionais da vacina BioNTech/Pfizer, que já está sendo usada para vacinar pessoas em toda a UE”, disse ela no Twitter.

“Teremos, portanto, 300 milhões de doses desta vacina, que foi avaliada como segura e eficaz”, acrescentou.

A decisão foi tomada depois que algumas das vacinas candidatas encomendadas pela UE sofreram atrasos inesperados em testes clínicos, forçando o bloco e outras nações ricas a depender de vacinas de menos fabricantes do que o inicialmente planejado.

A vacina da Pfizer/BioNTech, a primeira vacina contra covid-19 a ser aprovada pelos reguladores de medicamentos de países ocidentais, está sendo aplicada em países como Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo o contrato da UE, as duas empresas se comprometeram a entregar rapidamente 200 milhões de doses após a aprovação regulatória por 15,5 euros cada, disseram autoridades da UE à Reuters em novembro.

Os 100 milhões de doses extras serão fornecidos pelo mesmo preço, mas com cronograma a ser negociado, disseram autoridades da UE.

R7

Comentários