• 17/03/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Vacina da Johnson pode ser usada em grávidas e lactantes

Vacina da Johnson pode ser usada em grávidas e lactantes

vacina da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson), que recebeu autorização de uso emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde), pode ser usada em mulheres grávidas e lactantes, informou hoje um grupo de especialistas em imunização.

É a primeira vacina aprovada que requer uma única dose para gerar imunidade contra a covid-19.

O grupo de cientistas que oferece aconselhamento estratégico sobre imunizações para a OMS indicou que a mesma plataforma tecnológica usada para a vacina Janssen foi usada no passado para produzir outras vacinas que se mostraram seguras para mulheres grávidas e lactantes.

Não é recomendado que mulheres grávidas passem por teste covid-19 antes de serem vacinadas ou que considerem adiar a gravidez por terem recebido a vacina.

Para as mulheres que se enquadram na segunda categoria, a OMS não recomenda a interrupção do aleitamento materno após a vacinação.

 

A vacina da Janssen apresenta um nível de segurança e eficácia que a torna mais um instrumento para o controle da pandemia e oferece a vantagem de que, ao exigir uma única dose, mais pessoas poderão para ser vacinado, observou o grupo.

A única contraindicação apontada pelos especialistas é a alergia a um de seus componentes, embora essa vacina seja isenta de adjuvantes, conservantes, material de origem animal ou tecido fetal.

A recomendação emitida pelos especialistas indica que esta vacina demonstrou em ensaios clínicos uma eficácia de 76,7% contra episódios graves de covid-19 após 14 dias após a injeção e 85,4% após 28 dias.

R7

Comentários