• 05/04/2018
  • por Resenha Politika

Veja o que dizem os políticos sobre a ordem de prisão do ex-presidente Lula

Após a  ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido expedida no fim da tarde desta quinta-feira (5) pelo juiz federal Sérgio Moro, diversos políticos se manifestaram sobre o decreto.


Entre eles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que enviou uma nota à imprensa declarando que aqueles que têm responsabilidade pública não devem comemorar a prisão de Lula .


"Aqueles que têm responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República. No entanto, o mandado de prisão decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa”. Maia ainda ressaltou que qualquer manifestação sobre a prisão do petista deverá respeitar a ordem institucional.


A presidente do PT, senadora Gleise Hoffmann criticou a "violência sem precedentes na nossa história democrática". "Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura", escreveu ela.


Em um vídeo, critica a atitude de Moro, que nem sequer esperou o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar a decisão de ontem para expedir o mandado de prisão. Para ela, a "ansia desse juiz de perseguir e punir o presidente Lula é uma coisa inconcebível".


Hoffmann e outros apoiadores do petista convocam a população para se dirigir ao Síndicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, no ABC paulista, onde Lula está.


O pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, falou sobre "resistência democrática" e reforçou o chamado de seus seguidores para se dirigirem ao ABC nesta noite. "Todos para São Bernardo do Campo! É neste momento a trincheira de resistência democrática", escreveu em uma rede social. "Não assistiremos passivamente", completou em outra publicação.


A também pré-candidata à Presidência, Manuela D'Ávilla (PCdoB) manifestou seu apoio ao petista da mesma maneira, informando que está se deslocando para São Bernardo e convocando seus seguidores a fazerem o mesmo.


Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), lamentou o fato de um ex-presidente da República ir para a cadeia, porém comemorou o "fim da impunidade".  "É lamentável ver a decretação da prisão de um ex-presidente, mas tenho a convicção de que isso simboliza uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos".


IG

Comentários