• 19/11/2021
  • por Resenha Politika

Educação

Wilson Santiago enaltece UFCG na Câmara dos Deputados por assumir liderança como maior inventora do país

Wilson Santiago enaltece UFCG na Câmara dos Deputados por assumir liderança como maior inventora do país

O deputado federal Wilson Santiago protocolou, na Câmara dos Deputados, o requerimento de nº 2418/2021, que requer uma moção de aplauso e louvor em favor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por ter sido considerada a instituição brasileira que mais realizou pedidos de registros de patentes por invenções no país em 2020, passando a ser destaque como “a maior inventora do Brasil”.

O ranking foi elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e aponta que a universidade desbancou empresas e universidades de orçamento bilionário.

Conforme o deputado federal Wilson Santiago, a UFCG é uma referência para todo o país. Ele citou que em 2020 foram depositadas 2.663 patentes, as quais 96 invenções foram produzidas pelos laboratórios e equipes da UFCG. “Para se ter uma ideia da importância da classificação nesse ranking, a instituição superou até a Petrobras que, mesmo com sua superioridade financeira, ficou na segunda posição”, afirmou Wilson Santiago.

O deputado fez questão de ressaltar que a UFCG orgulha todos os paraibanos. “Isso é motivo de muito orgulho para todos nós paraibanos, pois demonstra a capacidade da instituição em incentivar a inovação e a pesquisa científica, contribuindo para formar profissionais capacitados e impulsionando o desenvolvimento da Paraíba e de todo o Brasil”, destacou. Ele ainda parabenizou o reitor da UFCG, Antônio Fernandes; professores; funcionários e alunos da instituição.

Patamar de excelência

Para alcançar este patamar de excelência, a UFCG ocupou o topo do ranking nacional de inventores, tendo como inspiração inicial a Lei n 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. A Universidade Federal de Campina Grande lançou, em 2008, o seu Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) visando impulsionar e gerenciar sua bem-sucedida política institucional de patentes.

Comentários