• 23/02/2019
  • por Resenha Politika

Carnaval

Zé Liança, o carnavalesco fundador da primeira escola de samba de Cajazeiras, será homenageado na Praça do Frevo

Zé Liança, o carnavalesco fundador da primeira escola de samba de Cajazeiras, será homenageado na Praça do Frevo

José Alexandre de Andrade, que ficou conhecido como Zé Liança, marcou época nos carnavais de Cajazeiras com sua escola de samba. Apesar disso, era uma figura que estava esquecida. Porém, no carnaval deste ano, ele será homenageado pela primeira vez.

Todos os anos uma figura marcante dos carnavais de Cajazeiras (viva ou já falecida) é escolhida para ser homenageada na Praça do Frevo. A Secretaria de Cultura e Turismo, que é responsável pela realização do carnaval, decidiu que em 2019 o homenageado será Zé Liança.

Natural de Brejo do Grande, no Ceará, Zé Liança se tornou personagem de destaque no carnaval de Cajazeiras ao fundar a Escola de Samba 21 de Abril. Na época o carnavalesco tinha 45 anos.

Zé Liança faleceu no dia 28 de maio de 1981, aos 64 anos de idade, em decorrência de roblemas de saúde. Para o neto Frank Formiga, fundador do bloco “21 de Abril”, a homenagem é um justo resgate da história do carnavalesco.

“É gratificante. Dentro do baú estava o histórico de Zé Liança. Por esse empurrão que a Secretaria de Cultura deu, incentivou para que a gente pudesse resgatar toda essa história”, disse.

A abertura da Praça do Frevo será no dia 02 de março, sábado de carnaval, com as presenças de familiares e componentes remanescentes da Escola de Samba 21 de Abril.

Com TV Diário do Sertão

 

Comentários