- 04/07/2024
- por Resenha Politika
TV Globo repercute polêmica sobre suposta irregularidade de diploma apresentado por Corrinha Delfino
A TV Cabo Branco afiliada da Globo na Paraíba repercutiu a denúncia do vereador de Cajazeiras, Alysson Voz e Violão, relacionada a apresentação do diploma de mestrado em Educação apresentado pela ex-secretária de Educação e pré-candidata a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP).
Conforme a instituição, o documento para progressão funcional na administração pública é "falsificado", segundo atestou a Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O parlamentar afirma que ela teria apresentado um certificado de mestrado na Absolute Christian University (ACU), localizada na Flórida, EUA, que não é reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelo Ministério da Educação para aumentar seu próprio salário, no exercício do cargo de secretária da Educação, de R$ 4.750,00 para R$ 16.626,00.
A reposta a Unifesp foi anexada a uma denúncia apresentada pela Câmara Municipal de Cajazeiras ao Ministério Público Federal (MPF).
A Câmara Municipal também encaminhou o caso para investigação do Tribunal de Contas do Estado. Além do problema do diploma inválido, se somam denúncias de acumulação ilegal de cargos, recebimento de pagamento da Prefeitura de Cachoeira dos Índios sem a devida contraprestação de serviços e uma tripla acumulação de cargos na Gerência Regional da Educação com cargos de professora em Cajazeiras e Cachoeira dos Índios entre 2011 e 2014.