• 08/09/2022
  • por Resenha Politika

Agevisa ressalta importância do Alô Saúde para ampliar esclarecimentos sobre varíola dos macacos

Agevisa ressalta importância do Alô Saúde para ampliar esclarecimentos sobre varíola dos macacos

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), Geraldo Moreira de Menezes, ressaltou a importância da ampliação, pela Secretaria de Estado da Saúde, do serviço de atendimento “Alô Saúde” para esclarecer a população paraibana sobre a varíola dos macacos, doença provocada pelo vírus monkeypox e que é transmitida por meio do contato com as lesões da pele, as secreções respiratórias e os objetos utilizados pelas pessoas infectadas.

“A iniciativa da SES/PB, através da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), vem reforçar o acesso dos paraibanos a um importante canal de informações sobre uma doença que ainda é desconhecida da maioria da população e que precisa ser encarada com todos os cuidados preventivos para evitar a sua disseminação”, comentou Geraldo Moreira.

O “Alô Saúde foi criado em abril deste ano e funciona como um canal de informação para a população paraibana sobre uma série de condições de saúde, como as síndromes gripais e arboviroses. O serviço de atendimento telefônico funciona das segundas às sextas-feiras, das 08 às 18 horas, e as ligações podem ser feitas pelo número 0800 083 0010

Ao ligar para o “Alô Saúde”, as pessoas podem tirar suas dúvidas sobre os sintomas e as formas de transmissão, sobre como lidar com a doença e sobre vários outros aspectos relacionados à varíola dos macacos. O atendimento à população, conforme a SES/PB, é feito por profissionais continuamente capacitados, não somente para prestar as informações sobre a doença, mas, sobretudo, para identificar se as pessoas atendidas apresentam ou não sintomas que indiquem a presença do vírus nos seus organismos e também para orientar sobre os procedimentos de coleta de materiais para a realização dos testes necessários.

Capacitação permanente – Promovidos pela SES/PB, através da Escola de Saúde Pública (ESP/PB), os treinamentos foram realizados de forma remota e permanecem disponíveis no canal oficial da instituição no YouTube. O objetivo é facilitar o acesso dos profissionais que ainda tenham dúvidas sobre a doença e sobre o protocolo de manejo clínico.

Monitoramento e acompanhamento – Com a finalidade de definir estratégias para assistência e contenção do agravo relacionado à varíola dos macacos em todo o Estado, a Paraíba conta com a atuação permanente de um Centro de Operações de Emergência (COE) formado por um grupo técnico com a participação de profissionais de diferentes especialidades na área da saúde.

Comentários