• 20/04/2023
  • por Resenha Politika

Acordo de Cooperação

Alemanha abre vagas para enfermeiros brasileiros com experiência em UTI e cardiologia; saiba como se candidatar

Alemanha abre vagas para enfermeiros brasileiros com experiência em UTI e cardiologia; saiba como se candidatar

A Agência Federal de Empregos da Alemanha anunciou a abertura de novas vagas para enfermeiros brasileiros, por meio de acordo de cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Os selecionados vão atuar na Carl-Thiem-Klinikum Cottbus, empresa sem fins lucrativos localizada na cidade universitária de Cottbus, ao sul de Brandenburgo. Acesse o link da agência e saiba como se candidatar.  As inscrições se encerram no domingo (23/4).

Os candidatos devem ter experiência em unidades de terapia intensiva (UTI) ou no setor de cardiologia. Não é necessário ter fluência no idioma alemão para participar do processo seletivo, mas é preciso dedicação exclusiva, ainda no Brasil, para alcançar o nível intermediário superior (B2).

 

Acordo de cooperação foi firmado em 2022

 

“O contratante vai cobrir todos os custos do curso  de idioma, além de pagar uma bolsa de 500 euros durante essa formação. Nosso objetivo, ao celebrar o acordo, é trazer segurança aos profissionais que desejam imigrar e evitar situações exploratórias”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos. O curso de idioma oferecerá bolsa por um período de 6 a 9 meses para estudos intensivos, até que o participante alcance o nível B2 na escala de proficiência. Não é permitido conciliar o curso e trabalho.

Em caso de contratação, os enfermeiros receberão passagens aéreas, assistência no processo de imigração, suporte para a busca de acomodação, possibilidade de levar a família para a Alemanha, benefícios sociais, atendimento médico e 30 dias de férias por ano. Inicialmente, o profissional exercerá a função de assistente de Enfermagem, com salário bruto inicial de € 2316. O salário será reajustado para o mínimo de € 2859 após a validação e reconhecimento do diploma, quando o profissional passará a atuar como enfermeiro.

Trabalho legal e regularizado – O mercado de trabalho alemão é altamente regulamentado, e a imigração fora dos meios oficiais com frequência impede o exercício regular da profissão. Participantes que já tenham nível intermediário do idioma e desejem participar deste e de futuros processos seletivos podem apresentar currículo em alemão e certificado, com nível mínimo B1, pelo email oficial da agência oficial de empregos [email protected]

Já foram realizadas dois processos seletivos, desde a celebração do convênio. O Clínica Schön selecionou, em agosto, 45 enfermeiras e enfermeiros para trabalhar em hospitais de Dusseldorf, Hamburgo, Munique e Bad Aibling. Em fevereiro, foram selecionados profissionais para Clínica VAMED Schloss Pulsnitz GmbH, especializada na Reabilitação neurológica e neurocirúrgica.

Fonte: Ascom – Cofen

Comentários