• 16/05/2023
  • por Resenha Politika

ALPB

Assembleia aprova instalação de botão de pânico nas escolas da PB

Assembleia aprova instalação de botão de pânico nas escolas da PB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (16), o Projeto de Lei (PL) 326/2023, de autoria do deputado Felipe Leitão, que dispõe sobre a instalação do ‘Botão de Pânico’ nas escolas públicas e privadas do Estado.

O deputado Felipe Leitão destaca que o objetivo da proposta é prevenir e conter com agilidade e eficiência possíveis episódios de violência em escolas do Estado. Ele esclareceu que quando acionado o ‘Botão de Pânico’ deverá enviar um alerta aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) instalados no Estado da Paraíba. Ainda de acordo com o projeto, o equipamento deverá estar disponível para funcionários e professores cadastrados e treinados para o uso.

“Sob qualquer suspeita de ataque, esse ‘botão’ pode ser acionado. Ele estará conectado com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal e com o SAMU. Esse equipamento já está em uso em estados como São Paulo e do Rio de Janeiro e tem tido uma aceitação muito grande”, explicou o deputado.

Felipe Leitão destacou que um levantamento feito pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP (Universidade de São Paulo) registrou 22 ataques a escolas entre outubro de 2002 e março de 2023, e que somente neste início de ano já foram ao menos quatro casos. “Na Paraíba ocorreram diversos casos de ameaça de ataques que paralisaram instituições de ensino. Diante deste cenário, propomos um protocolo de segurança nas escolas públicas e privadas, trazendo mais segurança para alunos, professores e funcionários”, observou.

 

Comentários