• 17/02/2023
  • por Resenha Politika

Aviação

Azul anuncia que terá aviões híbridos e passagens podem baratear em 25%

Azul anuncia que terá aviões híbridos e passagens podem baratear em 25%

Pouco adianta que os carros sejam eletrificados enquanto o resto do mundo ainda utiliza energia poluente, certo? É por isso que todos os setores, incluindo a aviação, vêm buscando seu caminho para um futuro mais verde. No caso da Azul, a solução é parecida com o mundo das quatro rodas e envolve mecânica híbridos.

A companhia aérea oficializou neste mês sua intenção de converter seis aviões de sua frota em aeronaves híbridas, em parceria com a norte-americana Ampaire. Uma saída que não apenas contribuirá para quedas drásticas na poluição, mas também para maior economia.

O modelo da Azul que receberá a atualização é o Cessna 208B Grand Caravan, menor aeronave da frota da empresa. Utilizado até na ponte aérea entre Congonhas (SP) e Jacarepaguá (RJ), o monomotor leva 9 passageiros e tem alcance de 1.982 km.

A ideia é que, além do motor Pratt & Whitney a combustão, haja um motor elétrico funcionando em paralelo. Como em um carro, a dupla se alterna conforme a eficiência de cada um nas etapas da viagem: a eletricidade comanda o táxi e o voo de cruzeiro; na decolagem ambos trabalham e, em rotas curtas, é possível até voar totalmente em modo elétrico.

O Eco Caravan, como é chamado, pode reduzir seu consumo de querosene em até 70%. Caso seja utilizado um combustível de origem renovável, as emissões no ciclo completo podem até ser nulas, permitindo voos 100% limpos. Segundo a Azul, a aeronave também pode reduzir o custo de assento por km em 25%, sendo essa a principal métrica utilizada para balizar o preço das passagens.

Quatro Rodas 

Comentários