• 11/08/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Cajazeiras: HUJB/UFCG-Ebserh implanta Clínica Médica para atender pacientes de diversas especialidades

Cajazeiras: HUJB/UFCG-Ebserh implanta Clínica Médica para atender pacientes de diversas especialidades

Desde 01 de agosto, a Clínica Médica com13 novos leitos entrou em funcionamento no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

Com objetivo de tratar diversas doenças como: anemias, pneumonias, cirrose hepática, diabetes mellitus, hepatites, tuberculose, hipertensão arterial, hanseníase, pneumonias, doenças reumáticas, insuficiência cardíaca, entre outras. Vale ressaltar que algumas dessas patologias eram tratadas apenas nos grandes centros de saúde como: João Pessoa e Campina Grande. O serviço será também direcionado para atendimento dos pacientes pós-Covid, objetivando tratar eventuais sequelas, conforme perfil assistencial do HUJB-UFCG.

Os pacientes para serem atendidos no HUJB serão encaminhados através do Hospital Regional de Cajazeiras e da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, dependendo do nível de complexidade. No Hospital Universitário, os novos espaços terão equipes multidisciplinares compostos por: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros especialistas.

A Superintendente do HUJB/UFCG, Drª Paula Maia, explica que a Clínica Médica é uma das ações para fortalecer a rede de saúde da região e do cenário de ensino e pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Cajazeiras.O Plano inicial do hospital prevê o funcionamento de 80 leitos em breve, podendo chegar até aos 110 leitos, sendo 10 para U.T.I. adulto.

O HUJB/UFCG- Ebserh está ampliando os seus espaços nas áreas administrativas, de ensino e pesquisa, com recursos de emendas parlamentares de 2020 e parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh/MEC.

 Sobre a Rede Ebserh 

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Elthon Ribeiro – Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Comentários