• 21/06/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba realiza 15ª captação de multiórgãos do ano

Central de Transplantes da Paraíba realiza 15ª captação de multiórgãos do ano

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa terça-feira (20), no Hospital de Trauma de Campina Grande, a 15ª captação de múltiplos órgãos da Paraíba em 2023. A unidade, que é referência nos atendimentos de urgência e emergência no interior do estado, também é o segundo maior hospital doador da rede estadual. Através da doação do fígado, rins e córneas, cinco pessoas saem da fila de espera por um transplante. 

O doador foi um paciente de 26 anos, vítima de um Trauma Crânio Encefálico (TCE), em decorrência de um acidente automobilístico. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último sábado. A doação de múltiplos órgãos só é feita mediante a identificação de morte encefálica. Para que se obtenha esse diagnóstico, o paciente é submetido a avaliações, testes e exames para fechamento do protocolo. Após todas essas etapas, a família é entrevistada e pode fazer a autorização ou a recusa da doação. 

De acordo com a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, a abordagem à família doadora é feita de forma humanizada e respeitosa neste momento delicado. Ela ressalta a empatia, neste ato solidário de doação. “Mais uma vez, precisamos reforçar a importância da sensibilidade da família do doador, que é quem autoriza a doação. Nesse caso, a família não hesitou em dizer sim para a doação e, com isso, pôde salvar outras vidas. Também é importante salientar o trabalho respeitoso e de qualidade de toda a equipe envolvida”, pontua.  

O procedimento de captação teve início por volta das 21h e durou cerca de quatro horas. Foram doados rins, fígado e córneas, que foram transportados por via terrestre para João Pessoa, onde aconteceram os transplantes. 

O fígado foi encaminhado para um homem de 48 anos que estava em prioridade na fila de transplante. Os rins foram para uma mulher de 26 anos e um homem de 60 anos, respectivamente. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos e vão para receptores ainda não definidos.  

No ano passado, na Paraíba, foram realizados 310 transplantes, entre órgãos sólidos e tecidos. Em 2023, já foram realizados 116 transplantes, sendo 83 de córneas, quatro de coração, 16 de rim, nove de fígado e três de medula óssea. Atualmente, o estado tem 450 pessoas aguardando a doação de um órgão ou tecido. Pode ser doador qualquer pessoa que tenha morte encefálica e que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos.  

Comentários