• 15/02/2022
  • por Resenha Politika

ALPB

Concessionária de energia agora deve informar valores para iluminação pública repassados às prefeituras da PB

Concessionária de energia agora deve informar valores para iluminação pública repassados às prefeituras da PB

A edição do Diário Oficial desta terça-feira (15) publicou a Lei nº 12.122, de autoria do deputado estadual Wilson Filho, que determina a concessionária de energia a informar, em sua página na internet, os valores mensais repassados para as prefeituras da Paraíba referentes à Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A Lei foi sancionada pelo governador João Azevêdo e a concessionária de energia tem um prazo de 90 dias para implantar o serviço.

A Contribuição de Iluminação Pública é uma taxa cobrada mensalmente na conta de energia. Ela é utilizada pelas prefeituras para subsidiar serviços, reparos, manutenções e energia elétrica para iluminação dos espaços públicos. O intuito da Lei de autoria do deputado Wilson Filho é que a população saiba, com transparência, quanto o município está recebendo mensalmente para ser investido na melhoria da iluminação da cidade.

Segundo o deputado Wilson Filho, a Lei é uma importante ferramenta de transparência com os gastos públicos. “Com acesso aos valores repassados, os moradores poderão cobrar a aplicação do que eles pagaram e isso deve incentivar a melhoria da qualidade do serviço de iluminação pública nos municípios”, afirmou Wilson Filho.

A Lei estabelece que as informações sobre os recursos devem ser exibidas no portal oficial da concessionária de energia, em local visível e de fácil acesso. Caso, descumpram o que determina a Lei poderão ser multadas com o valor de 1 mil UFIR’s diariamente, que equivale a R$ 59.250. 

Desde 2019, Wilson Filho preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa que tem priorizado pautas em torno do fortalecimento dos órgãos de controle e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Comentários