• 03/03/2024
  • por Resenha Politika

Dia D de combate à dengue: população agradece ação para eliminar mosquito Aedes aegypti e prevenir arboviroses

Dia D de combate à dengue: população agradece ação para eliminar  mosquito Aedes aegypti e prevenir arboviroses

“A gente nunca sabe se está prevenida de verdade. Ainda bem que vocês vieram”. Essa foi a recepção da aposentada Maria do Carmo, de 85 anos, moradora do Alto Céu, em João Pessoa, ao agente de endemias e comunitário de saúde, no segundo Dia D de mobilização contra a dengue, realizado neste sábado (2) pela manhã em todos os 223 municípios do estado. Em João Pessoa e Campina Grande, as agendas se concentraram nos Bairros Alto do Céu e Pedregal, respectivamente.

Dona Maria contou que troca a água dos animais todos os dias e coloca terra nas plantas, evitando a água acumulada. No entanto, ainda foram encontrados três focos do Aedes na casa dela, sendo um em vasilhas que não utiliza e já deveria ter jogado fora ou dado outro destino; numa planta que tinha somente água sem o uso da terra e uma piscina com pouquíssima água acumulada, mas o suficiente para as larvas dos mosquitos já começarem a nascer. Os profissionais de saúde explicaram para a dona de casa que a vigilância tem que ser o tempo todo. Ela recebeu também material informativo sobre o mosquito e as doenças que causa - dengue, zika e chikungunya.

Em Campina Grande, o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, conversou com moradores sobre ficarem atentos quanto às formas de prevenção contra o mosquito e evitar doenças. “O Aedes aegypti é quem transmite dengue, zika e chikungunya e ele coloca os ovos nas paredes dos depósitos com água parada, por isso é tão importante evitar que ele nasça”, explicou.

Na capital, o Dia D contou com a presença da secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega. “A Paraíba fez adesão à mobilização nacional contra com o Aedes e a prevenção das arboviroses, com o intuito de intensificar o trabalho educativo e alertar a população para que faça faxina uma vez por semana e, assim, possa limpar, usar de forma adequada ou eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito, como caixas d’água, calhas, jarros, entre outros”, disse. 

Desde o final de 2023, a Paraíba vem mantendo o diálogo com os municípios e realizando capacitações com as equipes a respeito da intensificação da prevenção de focos do mosquito e a respeito do manejo clínico dos pacientes. As Redes Estadual e Municipal estão abastecidas de medicamentos para combater os sintomas, visto que não há um medicamento específico para o agravo, além de soro para a hidratação de pacientes mais graves.
 
Além disso, foi disponibilizado o sistema de Telessaúde para orientar os profissionais de saúde, em especial os que estão na Atenção Primária ou UPA, e do Alô Saúde Dengue - 0800 281 6591 - para tirar dúvidas da população; a abertura da Sala de Situação das Arboviroses,  para monitorar e supervisionar a implementação das ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, distribuição das primeiras doses da vacina Qdenga.
 

Comentários