• 09/01/2024
  • por Resenha Politika

Edital de concurso unificado com vagas para o Ministério da Saúde será publicado no dia 10

Edital de concurso unificado com vagas para o Ministério da Saúde será publicado no dia 10

O governo federal divulgará, nesta quarta-feira (10), o edital para o Concurso Nacional Unificado (CNU). De um total de 6,6 mil vagas para os mais diversos órgãos, 220 serão destinadas ao Ministério da Saúde. Outros 35 postos serão reservados para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado à pasta e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. 

A previsão é que os novos servidores sejam lotados nas secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics), Atenção Especializada à Saúde (Saes) e Atenção Primária à Saúde (Saps). “O certame vai ampliar a equidade na elaboração de políticas públicas de saúde, a partir da inserção de pessoas de diversos territórios e realidades na seleção”, destaca a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do ministério, Etel Matielo. 

O que é o concurso nacional unificado?

O CNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal. O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. 

As provas serão realizadas em 217 cidades, sejam capitais ou municípios menores. Haverá oportunidades tanto para candidatos de nível médio quanto superior.  

Comentários