• 18/10/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Eleições: Ministério Público fiscaliza a preparação das urnas para o segundo turno

Eleições: Ministério Público fiscaliza a preparação das urnas para o segundo turno

O trabalho do Ministério Público nas eleições continua. Os promotores de Justiça que atuam na área eleitoral estão fiscalizando a preparação das urnas para o segundo turno das eleições deste ano, na Paraíba. Nessa segunda-feira (18/10), no Fórum Eleitoral de Campina Grande, a promotora eleitoral, Fabiana Alves Mueller, e a juíza eleitoral, Carmen Helen Agra de Brito, ambas atuando na 50ª Zona Eleitoral, participaram do processo de carga e lacração dos equipamentos que serão disponibilizados para a votação nos municípios de Pocinhos, Puxinanã e Montadas. Elas também acompanharam uma auditoria em urnas eletrônicas sorteadas a fim de verificar sua regularidade. 

“Aos eleitores que exercerão o direito ao voto neste segundo turno das eleições, queremos dizer que o Ministério Público está acompanhando todo o processo eleitoral, verificando a idoneidade das urnas eletrônicas e toda a sua preparação pela Justiça Eleitoral. Nessa segunda, foi feita a carga das urnas que serão disponibilizadas nos três municípios nos quais atuamos. Fizemos auditoria em três urnas, uma de cada município, que foram escolhidas aleatoriamente, por meio de uma votação simulada, observando os resultados. Acompanhamos o lacre dos equipamentos que estão prontos para serem usados com segurança”, explicou Fabiana Mueller. 

O papel do MPE
O Ministério Público Eleitoral (MPE) é composto por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Os promotores eleitorais são promotores de Justiça (membros do MPPB) que exercem as funções por delegação do MPF. Na Paraíba, 68 integrantes do MP estadual foram designados para atuar antes, durante e depois do pleito. Na preparação para a votação, são fiscalizadas a preparação das urnas, feitos testes de integridade e a colocação dos lacres físicos. No dia das eleições, também são realizados auditoria e teste nas urnas, a conferência dos lacres, o acompanhamento da apuração e a totalização dos votos. O segundo turno das eleições ocorrerão em todo o país no próximo dia 30. Os paraibanos votarão para a escolha do presidente da República e do governador do Estado. 

Comentários