• 20/03/2024
  • por Resenha Politika

Mídia e Saúde

Em Campina Grande, evento reúne médicos e comunicadores para debater mudanças na publicidade médica

Em Campina Grande, evento reúne médicos e comunicadores para debater mudanças na publicidade médica

Lançado neste mês de março, o novo Manual da Publicidade Médica trouxe uma série de novidades que vão impactar a divulgação de atividades médicas no Brasil, sobretudo nas redes sociais, espaço que vem cada vez mais ganhado força quando se fala de publicidade e marketing. Para esclarecer os novos pontos e abordar as mudanças, profissionais da medicina e da comunicação se reúnem, nesta quarta-feira (20), às 19h30, em Campina Grande, para debater o tema em uma mesa redonda.

Com o título “Desmistificando o Novo Manual de Publicidade Médica”, o encontro acontecerá na Associação Médica de Campina Grande e vai contar com a presença de Annelise Meneguesso, médica paraibana que foi uma das autoras do novo código, além de ser Integrante da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do Conselho Federal de Medicina (Codame-CFM).

O momento será de expor as principais modificações no código e também tirar dúvidas de médicos e profissionais de comunicação que atuam com o Marketing Médico. “O diálogo será aberto para médicos, estudantes de Medicina e também jornalistas e publicitários que trabalham na área”, comentou. 

Vão compor a mesa o presidente da Associação Médica de Campina Grande (AMCG), Evaldo Dantas da Nóbrega; a oftalmologista Camila Nogueira; o especialista em redes sociais, Felipe Felix; a social media e filmmaker Kemily Thayná e as jornalistas e Milena Sousa e Renata Fabrício. O evento acontecerá na sede da AMCG, localizada na rua Dr. Severino Cruz.


Novas Regras - As novas regras para a publicidade médica entraram em vigor em 11 de março, seguindo a Resolução 2336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM). A maioria das mudanças acontece nas redes sociais, canal que hoje é o mais utilizado pelos profissionais da área para difundir seus serviços. Questões como publicações de selfies e depoimentos de pacientes, divulgação de antes e depois de procedimentos e apresentação do perfil e do trabalho são debatidos no documentos. 
 
Resolução CFM 2336/2023 – O documento foi publicado em setembro de 2023 e foi precedido de três anos de discussão na Codame. Além disso, foi realizada uma consulta pública com 2656 sugestões de médicos de todo o país. Houve ainda colaboração dos CRMs e das sociedades de especialidade e 4 webinários dos quais participaram médicos, publicitários, jornalistas, advogados, administradores e contabilistas. 

A resolução foi elaborada pelos 20 Conselheiros Federais da Codame. O trabalho teve a relatoria do médico conselheiro coordenador, Emmanuel Fortes

Comentários