• 06/03/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Entenda como ouro, silício e cobre podem ser as novas armas no combate da Covid-19

Entenda como ouro, silício e cobre podem ser as novas armas no combate da Covid-19

Um estudo realizado pela Universidade Curtin, na Austrália, trouxe uma nova luz às ferramentas de combate ao Covid-19. De acordo com os achados recentes, as proteínas spike do vírus Sars-CoV-2 se prendem quando entram em contato com ouro, silício e cobre. Assim, a utilização de campos elétricos para destruir tais proteínas, eventualmente, poderiam também matar o vírus. 

“Os coronavírus têm proteínas spike em sua extensão, o que lhes permite penetrar nas células hospedeiras e causar a infecção, e descobrimos que essas proteínas ficam presas à superfície do silício, do ouro e do cobre por meio de uma reação que forma uma forte ligação química”, disse Nadim Darwish, da Escola de Ciências Moleculares e da Vida da Universidade Curtin e autor principal do estudo.

A partir das descobertas, os pesquisadores acreditam que as substâncias possam ser utilizadas para capturar o coronavírus, ao serem usadas ​​em filtros de ar, como revestimento de bancos, mesas e paredes ou no tecido de panos e máscaras faciais. “Ao capturar os coronavírus dessa maneira, estaríamos impedindo que eles alcancem e infectem mais pessoas”, complementa Darwish.

Comentários