• 15/09/2023
  • por Resenha Politika

Fraude do Pix: novo vírus facilita golpes

Fraude do Pix: novo vírus facilita golpes

O Pix vem se tornando o meio de pagamento popular entre a população brasileira, ultrapassando inclusive o dinheiro físico. Assim, as formas de roubar estão se tornando populares entre golpistas. Notificações e aplicativos falsos são as armas usadas para cometer este crime.

Segundo a Folha de São Paulo, o golpe através de vírus foi desenvolvido por brasileiros e os primeiros registros foram de dezembro de 2022. Atualmente, por volta de 1,3 mil registros de golpes já foram registrados. Atualmente, essa é a segunda maior queixa virtual da América Latina.

Vírus do Pix: entenda o golpe

O golpe é aplicado através de um vírus, que é instalado a partir de aplicativo da Play Store. O app é instalado de forma espontânea após o indivíduo clicar em uma propaganda duvidosa, seja por interesse ou sem querer.

Um dos meios também usados pelos golpistas é de uma suposta "atualização do WhatsApp", que faz uma solicitação de uma atualização através de uma notificação falsa. Após a instalação, a conta quase de forma instantânea é esvaziada.

Uma característica deste golpe em específico é que, ao acessar seu aplicativo de banco, a tela começa a tremer, além do acesso dificultado à conta. Concluído o golpe, os estelionatários levam pouco mais de 90% do saldo da conta.


 

 

Comentários