• 18/11/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Gilmar Mendes mantém Carla Zambelli como ré em ação por perseguição

Gilmar Mendes mantém Carla Zambelli como ré em ação por perseguição

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, votou nesta sexta-feira (17) pela rejeição de um recurso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), mantendo-a como ré no processo por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Gilmar é relator do caso aberto pelo STF, em agosto, contra a parlamentar.

Zambelli foi denunciada pela PGR porque na véspera do segundo turno, em outubro de 2022,  perseguiu um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo empunhando uma arma de fogo. 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já pediu que o STF condene Zambelli ao pagamento de uma multa no valor de R$ 100 mil por danos morais coletivos, além de cancelar definitivamente a licença para posse e porte de armas de fogo da deputada.

A defesa de Zambelli recorreu da decisão do Supremo que acata a denúncia da PGR, tornando-a ré no caso, sob a alegação de que por ter porte de arma, a atitude da parlamentar não configurou uma ação criminosa. 

No entanto, além de ter perseguido e ameaçado uma pessoa pela rua, o porte de armas estava proibido na véspera da eleição, por força de uma decisão do também ministro do STF, Alexandre de Moraes

Comentários