• 28/07/2023
  • por Resenha Politika

Certame

Governo da Paraíba publica edital com 1.100 vagas para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Governo da Paraíba publica edital com 1.100 vagas para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado publicou o edital com 900 vagas para soldado da Polícia Militar e 200 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros Militar, com provas previstas para o dia 29 de outubro. As informações estão na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (28). O concurso é de ensino médio e as inscrições começam na próxima terça-feira (1º), no site www.ibfc.org.br. A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções.
 
O certame é composto por quatro etapas. A primeira é o exame intelectual, que tem uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e uma redação. As disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, língua estrangeira: Inglês ou Espanhol, noções de Informática e noções de Direito e Sociologia. A segunda etapa é o exame psicológico. A terceira, o exame de saúde. E a última etapa são os testes de aptidão física, com exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender da escolha se é para PM ou para bombeiro.
 
As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas até o dia 30 de agosto. Podem pedir isenção da taxa os doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos e no prazo descritos no item 6 do edital.
 
Antes de realizar a inscrição, o candidato deve olhar atentamente o edital e observar se preenche os requisitos, a exemplo da altura mínima (1,60 m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino), os limites de idade (18 anos no mínimo e 32 anos no máximo, no ano da matrícula no curso de formação) e não ter antecedentes criminais ou policiais. As exigências completas constam no Diário Oficial ou no site da PM, na aba Informações Concursos.
 
Das vagas – Para a Polícia Militar, são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo Feminino. No Corpo de Bombeiros, são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. 20% das vagas são para pessoas declaradas negras, conforme assegura a Lei Estadual nº 12.169/2021. Tem vagas para os 4 regionais do Estado. Os detalhes estão no item 3.2 do edital.
 

Comentários