• 14/08/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Governo petista aposta na delação premiada, após criticas na Lava-Jato

Governo petista aposta na delação premiada, após criticas na Lava-Jato

Recurso amplamente criticado pelo PT durante a Operação Lava-Jato, a delação premiada ganhou destaque novamente na gestão do ministro da Justiça, Flávio Dino, por trazer importantes avanços na investigação sobre a morte da vereadora Marielle Franco — assassinada em 2018. Especialistas ouvidos pelo Correio destacam que o mecanismo é válido, sim, por lei, mas que é necessário contar com um forte aparato de provas para corroborar com o delator.

A delação premiada é quando um réu aceita colaborar com a Justiça, entregando os comparsas, em troca de benefícios na pena. Essa pessoa deverá apresentar provas capazes de identificar outros responsáveis pelos crimes ou revelar como são as estruturas e funcionamento de organizações criminosas.

Na Lava-Jato, os acordos da tiveram início em 2014, com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, seguido do doleiro Alberto Youssef. Nesses últimos nove anos, a força-tarefa viveu momentos de ascensão e queda, com diversas delações anuladas e inúmeras críticas pela forma como foram conduzidas.

Comentários