• 16/05/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Higienizar as mãos evita infecções e diminui o risco de morte; hospital conscientiza pacientes e profissionais

Higienizar as mãos evita infecções e diminui o risco de morte; hospital conscientiza pacientes e profissionais

Pode parecer simples, mas a limpeza eficiente das mãos ajuda a evitar uma série de doenças causadas por bactérias, vírus, fungos e protozoários. Muitas vezes, esses micro-organismos podem causar problemas respiratórios, complicações intestinais, infecções graves e até levar à morte. O alerta é da gerente corporativa de Controle de Infecções da Hapvida Notre Dame Intermédica,  Emanuela Ribeiro.

A profissional aponta que as mãos devem ser constantemente higienizadas, sobretudo antes das refeições, dentro de unidades hospitalares e antes e após ir ao banheiro.

A limpeza pode ser feita com água e sabão ou álcool em gel. Dentro de uma unidade de saúde, deve acontecer antes e depois do contato com um paciente, antes da realização de procedimentos, após o contato com fluidos corporais, como sangue e outras situações em que haja o risco de contaminação. “Pode parecer algo simples, mas podemos salvar vidas com essas medidas”, aponta.

Para conscientizar pacientes e funcionários, o Hospital Geral da Paraíba promoveu uma ação na última quarta-feira (15), Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares. Todos os setores participaram da atividade, que contou com dinâmicas e tarefas que abordaram a importância da adoção de boas práticas visando ao controle e ao combate das infecções hospitalares.

Houve distribuição de brindes para os participantes do quiz, além de jogo da roleta com perguntas e respostas sobre o tema. “Profissionais e pacientes entenderam por que é tão importante tomar os cuidados para evitar uma infecção e como isso pode ser facilmente implantado em nossa rotina”, ressaltou Thais Nayenne, responsável pela ação na unidade.

Sobre a data - O Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares é uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre a importância do controle de infecções nos ambientes hospitalares e de saúde em geral. A iniciativa tem como objetivo educar profissionais de saúde, pacientes e o público em geral sobre medidas de prevenção de infecções, promover melhores práticas de higiene e segurança nos hospitais e destacar a importância da vigilância e do controle de infecções para a segurança do paciente.

Hapvida NotreDame Intermédica - Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Comentários