• 26/06/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital de Patos realiza mais de 260 atendimentos e 33 cirurgias no feriadão de São João

Hospital de Patos realiza mais de 260 atendimentos e 33 cirurgias no feriadão de São João

O plantão do feriado de São João, que compreendeu o período entre a quinta-feira (22) até o domingo (25), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos. A unidade registrou o atendimento a 262 pessoas, das quais 36 vítimas de sinistros de trânsito. Os dados deste final de semana prolongado mostram ainda que a unidade realizou 33 cirurgias, sendo 21 delas de urgência e 12 eletivas.

O maior número de atendimentos foi no plantão do sábado (24), quando 87 pessoas deram entrada no hospital, seguido do plantão de sexta-feira (23), quando outras 80 pessoas foram atendidas. No domingo (25), mais 73 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade e entre as 18h da quinta-feira até a meia-noite do mesmo dia, outras 22 pessoas foram atendidas.

Das 36 vítimas de sinistros de trânsito, 26 delas foram pessoas que estavam em motocicletas. Outras cinco estavam em carros, quatro foram vítimas de atropelamento e uma de acidente com bicicleta. A maior parte das vítimas de sinistros de trânsito foi da cidade de Patos, com 16 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Catingueira, Conceição, Coremas, Desterro, Emas, Imaculada, Malta, Matureia, São Bentinho, São Bento, Vista Serrana, Santa Luzia e Sousa.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão de São João foram de pacientes com dores diversas, quedas, pancadas, hipotenção, hipertensão, intoxicação, fratura, cefaleia, mordida de animais, entre outros motivos.

Dos 33 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de cirurgias ortopédicas, com 15 casos, sete de cirurgias gerais, cinco vasculares, duas oncológicas, duas bucomaxilo, uma torácica e uma urológica.

“Foi um plantão de feriadão, portanto, mais extenso, mas dentro da normalidade, inclusive mantendo a média de atendimentos de finais de semana normais e ainda tivemos o apoio do Posto Médico instalado no Terreiro do Forró, que resolveu lá mesmo muitas das demandas que viriam para cá, caso não tivéssemos esse aporte de assistência externo”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Comentários