• 12/12/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital Regional de Patos é credenciado para realizar cirurgias de reconstrução mamária em pacientes com câncer a partir de 2024

Hospital Regional de Patos é credenciado para realizar cirurgias de reconstrução mamária em pacientes com câncer a partir de 2024

A partir de 2024, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba em Patos, vai realizar cirurgias de reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama. A unidade foi credenciada por meio de portaria da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União do último dia 6, que habilitou hospitais do Sistema Único de Saúde – SUS. O Fundo Nacional de Saúde será o responsável pela transferência dos recursos financeiros aos Fundos Estadual e Municipais de Saúde para arcar com as despesas deste novo procedimento.
 
A responsável pelo setor de Oncologia da Secretaria Estadual de Saúde, Michelly Maropo, explica que a habilitação de que trata a Portaria Nº 1.079/2023 estabelece o prazo máximo de 24 meses para implantação do serviço, mas a assistência, neste caso, no Hospital de Patos já começa a ser disponibilizada a partir do início do próximo ano. Na próxima segunda-feira (18), a gente tem uma reunião com os médicos do Complexo para definir a compra das próteses e materiais necessários para os procedimentos e já iniciamos a busca ativa das pacientes mastectomizadas e que têm interesse em realizar a cirurgia de reconstrução mamária, de forma que a ideia é começar os procedimentos no final de janeiro ou começo de fevereiro que é o tempo necessário para compra dos insumos para os procedimentos, inclusive, as primeiras próteses que são individualizadas”, adiantou.
 
Ainda segundo Michelly, a Portaria preconiza a realização de duas reconstruções/mês, mas esse quantitativo pode ser ampliado. “Como é um novo serviço, vamos avaliar a demanda, as condições do hospital e os recursos disponíveis para essa ampliação. O importante é termos esse novo serviço para ofertar à população”, reiterou ela.
 
“A cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer é um serviço essencial, fundamental e muito importante para a qualidade de vida e aumento da autoestima de quem passa por esse processo de ter que retirar a mama. E nós ficamos muito felizes com esse credenciamento que vai nos possibilitar ofertar mais esse serviço às nossas pacientes”, afirma o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.
 
O Hospital do Bem é referência para vários tipos de câncer no sertão, sendo o de mama um dos mais recorrentes na unidade. Além de cirurgias, internação, atendimento ambulatorial, quimioterapia e biopsias, em breve, o Hospital do Bem ofertará cirurgias reparadoras de mama e também radioterapia, já que está em curso o processo de aquisição de um acelerador linear para a unidade que dispõe, atualmente, de 29 leitos. O Hospital do Bem funciona num prédio anexo ao Hospital Regional de Patos.
 
Além do Hospital do Bem, de Patos, mais quatro unidades hospitalares da Paraíba que atuam com o SUS foram habilitados pela Portaria a realizar a cirurgia reparadora de mama. No total, 32 hospitais foram credenciados no país para esse procedimento.

Comentários